quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quem é responsável por sua carreira?

Muitos pensam que é uma responsabilidade compartilhada, em que você se encarrega de 50% do desenvolvimento de sua carreira e a empresa em que trabalha dos outros 50%. Na teoria você está certo, mas na prática não poderia estar mais equivocado.

O que sua empresa considera 50%, você pode considerar só 10% e ficar insatisfeito. E o que considera que seja seus 50% de contribuição, podem ser considerados 20% pela sua empresa. Um eterno motivo de desacordo de expectativas e frustrações entre você e a empresa para a qual trabalha.

Se você realmente está interessado em avançar em sua carreira, tem que se tornar dono dela.

O seu gestor pode ter as melhores intenções, mas o desenvolvimento de sua carreira não está no topo da lista de afazeres diários dele. Portanto, deve estar no topo da sua lista.

Encarregue-se de sua carreira:

·         Construa o capital de sua carreira
O capital de sua carreira consiste das suas qualificações, experiências e reputação, ou seja,  os atributos para produzir valor econômico. Ele requer investimentos de tempo e recursos para crescer. Procure workshops e treinamentos que podem melhorar suas capacidades. Não assuma que sua empresa não tem orçamento para o desenvolvimento profissional – você não saberá a menos que pergunte. De qualquer forma, lembre-se que você poderá fazê-los com seu próprio tempo e dinheiro. Perceba que é um investimento no seu futuro!

·         Seja conhecido e notado
Tome a iniciativa. Peça ao seu gestor uma oportunidade para liderar uma força tarefa ou um projeto fora de sua rotina de trabalho. Por exemplo, lidere um comitê de recomendação de mudanças, seja um facilitador na próxima reunião de equipe ou faça uma apresentação. Não é só quem você conhece ou quem o conhece, mas, o mais importante, quem conhece e está impressionado pelo que você pode fazer.

·         Encontre um mentor
Você precisa de alguém que possa apresentá-lo às pessoas, dar conselhos estratégicos para sua carreira e ajudá-lo a aprender com seus erros. Mentores não precisam necessariamente pertencer à sua empresa. Procure em sua comunidade. Quem está fazendo um trabalho interessante? Quem o inspira? Desenvolva um relacionamento antes de propor o convite a um mentor.

·         Trabalhe com um coach
Enquanto um mentor pode ajudá-lo a construir uma network e dar conselhos, um coach pode construir suas habilidades e ajudá-lo a desenvolver uma estratégia vencedora para sua carreira. É aquela pessoa que pode também trabalhar com você nos desafios de liderança ou gerenciais que você frequentemente encara para que não cometa erros fatais em sua carreira.

·         Sobretudo, entregue resultados satisfatórios         
Você pode fazer todos os outros itens, mas se você não entregar resultado, ou seja, não apresentar um bom desempenho, mais cedo ou mais tarde tropeçará. Portanto, o primeiro passo ao desenvolvimento de sua carreira é fazer o que você faz atualmente com o melhor de sua habilidade e toda sua energia – até mesmo se ainda não for o que você deseja para sua carreira.

Dicas para melhorar seu desempenho

Coma corretamente e faça exercícios
O que você põe para dentro determina o que você põe para fora. Sem tempo no seu dia? Reconheça que seu trabalho se tornará mais longo e será mais duro se você não tomar conta de si próprio. Pequenas coisas contam. Uma caminhada de 15 minutos no almoço irá reanimá-lo. Fazer uma pausa de 10 minutos para clarear a mente irá energizá-lo, comer algo saudável como uma maçã irá rejuvenescê-lo. Você não tem que mudar tudo de uma vez, então inicie com algo pequeno. Comendo corretamente e fazendo exercícios irá transformar sua carreira, pois você não terá um bom desempenho se não se sente bem.

Planeje seu trabalho e execute conforme o plano
Se você planeja suas atividades e segue o que foi planejado, você terá mais controle sobre sua carga de trabalho e seu nível de estresse. Nem sempre você tem poder sobre as atividades que são destinadas a você, mas você pode controlar como lidar com elas. Sente-se toda manhã e observe o que deve ser feito. Priorize suas tarefas e trabalhe nos itens mais importantes antes. Então, siga sua lista, e trabalhe em cada item um a um. Não conseguiu completá-la hoje? Trabalhe nela amanhã. Lembre-se que você é uma pessoa e não uma máquina. O tempo que você gastou planejando irá se pagar em grande estilo, uma vez que você não apresenta um bom desempenho se estiver desorganizado e sobrecarregado.

Mantenha o futuro em mente
Trabalhar é o dia a dia de parte de sua vida: você entra, faz o que você precisa fazer, e então você volta para casa. Mas se o trabalho fosse só isso, você não teria nada com que se preocupar. É fácil ser pego em uma rotina. Para combater isso, coloque seu foco no futuro. Qual é o panorama? Onde você se vê daqui a um, três, cinco ou mais anos? O que vai deixá-lo novamente animado? Mantenha o futuro em mente, pois você não pode ter um bom desempenho só pensando no aqui e no agora.  

Planejamento de Carreira

Ao planejar sua carreira você precisa estar ciente de que pessoas, carreiras e empresas estão constantemente mudando. Portanto, planejamento de carreira não é algo feito uma única vez na sua carreira. Ao contrário, é um processo em andamento por toda sua vida. Não importa qual seja sua profissão, seu ramo de atividade ou seu posto na empresa.

A base do planejamento de carreira está no entendimento muito claro de quem você é como indivíduo e como profissional. Quanto maior a congruência entre quem você é – suas habilidades, valores, interesses e personalidade – e suas escolhas de carreira, maior sua satisfação pessoal com a carreira.

Considerando que todos têm um conjunto único de habilidades, forças e limitações que mudam ao longo do tempo, o primeiro passo no planejamento de carreira é observar quem você é e ao que sua carreira se relaciona. Além disso, o conhecimento sobre si próprio vai ajudá-lo a tomar melhores decisões no futuro quando desafios e oportunidade surgirem.

Aqui estão algumas questões simples, mas profundas para iniciá-lo nesta jornada. Você pode escolher alguém, ou muitas pessoas, para ajudá-lo a refletir e prover um feedback adicional.

  • Quais são seus pontos fortes?
  • Quais são suas limitações pessoais?
  • Quais são seus principais valores – o que é importante para você?
  • Quais são suas habilidades – coisas nas quais você é bom e lhe dão prazer fazer?
  • O que você tem feito, ou está fazendo agora, que lhe orgulham?
  • Quais são as influências significativas na sua vida que afetaram sua carreira?
  • Você tem talentos que não foram desenvolvidos – como pode começar a utilizá-los?
  • Quais são suas obrigações ou compromissos atuais? Como eles podem afetar sua carreira?
  • Se você pudesse voltar no tempo, quais escolhas ou decisões na sua carreira seriam diferentes?
  • Se você pudesse avançar no tempo, que coisas gostaria de realizar na sua vida?

Carreiras são como a vida, elas não ficam paradas. Elas progridem de um estágio a outro.

Aqui estão os estágios da carreira pelos quais você está passando, já passou, ou espera passar. Preste atenção aos obstáculos potenciais – eles podem ajudar ou interromper os avanços de sua carreira.

Estágio I – Aprendizagem: Aprendendo as regras

Você é um iniciante, possivelmente é jovem ou está iniciando na nova carreira. Você está faminto por conhecimento e busca orientação dos outros. A princípio você é parte de uma equipe com tarefas específicas. Você pode ser supervisionado de perto até seu chefe ter confiança em suas habilidades. Seu “trabalho” não é somente realizar o trabalho atribuído, mas também aprender sobre a cultura, a empresa e os colegas que trabalham com você.
Obstáculo de carreira potencial: Estagnação no seu papel atual
Como você desenvolve suas capacidades, você pode começar a ficar confortável. Esse é o momento mais importante para crescer na sua carreira. Peça por mais atribuições que expandirão sua perícia e experiência. Continue seguindo em frente.

Estágio II – Contribuinte independente: Estabelecimento de uma reputação

Agora você é um executor. Você tem mais responsabilidade e desenvolvimento técnico nas atribuições, também tem mais autonomia. Você pode fazer parte de um comitê que faz recomendações sobre o melhor software ou meios de aumentar a satisfação do cliente. Essa é uma oportunidade de se destacar e brilhar.
Obstáculo de carreira potencial: Indecisão sobre o seu próximo movimento na carreira
Nesse estágio pode-se orientar a carreira em muitas direções. Se você não está certo para onde quer ir, pode não atingir sua meta. Então avalie se você quer expandir sua experiência com muitas atribuições desafiantes ou começar a liderar projetos ou equipes de modo a desenvolver suas habilidades gerenciais.

Estágio III – Líder: Desenvolver e gerenciar outros

Você tem o título de supervisor, gerente ou diretor. À medida que você progride nesta posição, tem um pessoal abaixo de você. Poderiam ser 5 ou até mesmo 50 pessoas. Você agora faz as coisas e obtém resultado através dos outros. Você atribui tarefas,  gerencia seus esforços de trabalho e os instrui para melhorar ou aprimorar seus desempenhos. Pode ser difícil para você não pôr as mãos na massa, sendo que a habilidade de pôr as mãos na massa o trouxeram até aqui.
Obstáculo de carreira potencial: Não focar nas suas habilidades interpessoais
Gerenciar é negociar com todos os tipos e níveis de pessoas – subordinados, pares, chefe ou chefes, outros departamentos ou unidades de negócio, até mesmo outras empresas e a lista continua. É importante ter bem desenvolvida a comunicação, a negociação, as habilidades de construção de equipe. Se você não as tem, o crescimento de sua carreira estará em perigo.

Estágio IV – Executivo: Exercitar poder

Você tem responsabilidade significante na organização. Seu foco não está nas operações do dia-a-dia, mas na estratégia – o futuro da organização. Seu papel é ser proativo – para antecipar mudança, fazer um plano, iniciá-lo e liderar a organização através ele. Isso requer lidar com o ambiente externo e tomar decisões difíceis.
Obstáculo de carreira potencial: Não usar a influência real que se tem
Ao ficar indeciso e não empurrar a estratégia à frente, você pode aparecer vacilante ou sem brilho. As pessoas procuram seus lideres seniores por visão, orientação e encorajamento, especialmente nesses tempos de muitas mudanças.

Dica de sucesso na carreira:
Por conhecer qual o estágio de carreira você se encontra, pode focar nas tarefas chave e evitar os obstáculos, tornando-o mais efetivo. Também por conhecer o próximo estágio de sua carreira, pode se antecipar e se preparar para sua próxima posição. Deste modo você será proativo, ao invés de reativo, no gerenciamento de sua carreira. «

Baseado em How to Plan Your Career, por Marcia Zidle.