Quando um cavalo é muito apegado ao estábulo, quando seu cavaleiro o leva para qualquer outro lugar, segue cada vez mais devagar, entretanto quando é conduzido na direção do estábulo, dificilmente se contém o seu galope.
Assim como o cavalo acostumado com a segurança do estábulo, os seus colaboradores estão acostumados com as rotinas, pois eles conhecem tão bem as técnicas, as ferramentas e os procedimentos envolvidos, que muitas tarefas eles poderiam desempenhar de olhos fechados. E quando algo precisa ser mudado nessas tarefas, eles seguem devagar como o cavalo que teme se distanciar da segurança do estábulo.
Entenda que não estou comparando as atitudes dos seus colaboradores com as dos cavalos, apenas demonstrando que é um comportamento natural de qualquer ser: resistir às mudanças, mesmo quando elas são visivelmente positivas. Portanto, não devem ser impostas e se deve respeitar o período de adaptação.
Assim como as velas de um barco são manobradas em ângulos diferentes, para avançar contra o vento, o líder em uma mudança deve utilizar todos os eventos e direções a fim de fazer com que as mudanças se concretizem.
Quanto mais ele conhece sua equipe, mais fácil serão conduzidas as mudanças.
A verdadeira natureza de uma mudança é como a dos lençóis freáticos que viajam subterrâneos através de uma longa distancia, antes de brotarem à superfície.
Portanto, tenha em mente que nenhuma mudança tem sucesso sem que o período de adaptação seja previsto. «
terça-feira, 30 de junho de 2009
Como liderar mudanças
Marcadores:
gerencimento de pessoas
,
gestão de pessoas
,
liderança
,
mente colaborativa
,
mudança
,
mudança cultural
,
mudanças
,
mudar
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Expresse sua opinião!