Uma reunião começará 10 minutos mais tarde, por conta de um telefonema ou e-mail de última hora por parte de um ou mais convidados. E a mesma reunião se prolongará por mais meia hora, invadindo o horário da próxima reunião. Tudo em nome de mais 5 minutos.
Deixar os outros esperando, não importa qual a desculpa, demonstra um profundo desrespeito, você perde a confiança das pessoas quando as desrespeita dessa maneira.
Respeitar o tempo das pessoas é também valorizá-las, como gestor ou não, procure:
- Não chegar tarde a reuniões, incluindo aquelas com seus familiares e amigos.
- Especificar no início da reunião quanto tempo dispõe para ficar, para que os pontos cruciais sejam abordados, e se predisponha a responder mais tarde pontos particulares da reunião, desta forma, ficará no controle do tempo e ganhará o respeito das pessoas presentes.
- Não perder o tempo de vista. Eis um uso apropriado para o celular em reuniões: programe o alarme para 15 minutos antes do término da reunião, isso lhe dará tempo para endereçar os próximos passos.
- Não subestimar o tempo das viagens, planeje-as com tempo suficiente para suas reuniões.
- Não subestimar o tempo que uma determinada tarefa vai demorar, dessa maneira não precisa fazer com que seus colegas esperem por aqueles intermináveis 5 minutos.
Pontualidade nada mais é do que o respeito pelo tempo das outras pessoas, e de quebra é um modo eficaz de estabelecer um elo de confiança. «
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