quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Como se tornar um Analista de Processos

Em 2009 escrevi o post O que identifica um Analista de Processos?, e ao longo do tempo percebi que os questionamentos não mudaram muito. Sempre me questionam qual a formação de um Analista de Processos e quais os cursos indicados.

Ao longo da minha carreira, encontrei muitos profissionais na área pouco qualificados ou sem a qualificação adequada. Eles deveriam ser a exceção, mas percebo que acabam sendo a regra. Por isso ao invés de cumprirem seu papel de agentes de mudança, que alavancam os negócios da empresa com melhorias, eles acabam por se tornar agentes burocráticos e ineficientes, pelo menos é o que ocorre em boa parte das empresas.

Recentemente, eu me deparei com um erro que culminou na demissão de dois funcionários e criou vários transtornos na área de atendimento de uma empresa, tudo por conta de uma atualização em um processo automatizado feito por um Analista de Processos mal qualificado.

Não me canso de repetir que uma ferramenta de automatização de processo não faz milagres, ela simplesmente automatiza o processo tal como foi desenhado, mas poucos Analistas de Processos ouvem a minha ladainha, até que seja tarde demais.

Uma ferramenta de automatização não deve ser utilizada se não houver conhecimentos de um Analista de Sistemas associado. E se você, Analista de Processos, não tiver tais conhecimentos, no mínimo deve desenvolver uma boa parceria com um Analista de Sistemas capacitado na ferramenta, e mais do que isso deve ter segurança na sua técnica de modelagem de processos. Veja bem, eu disse segurança, não arrogância.

A segurança vai fazer com que você se cerque do conhecimento adequado para atingir seus objetivos, já a arrogância vai fechar seus olhos e ouvidos para os problemas e os alertas que possam se apresentar, além de isolá-lo de parcerias bem sucedidas, pois a arrogância não propicia as argumentações que são saudáveis em parcerias.

Agora que está claro que os maus profissionais existem, vamos ao que é necessário para uma boa formação.Na minha experiência observei que são necessários pelo menos três fatores: diploma, experiência e certificação, ou seja, a união da teoria como a prática e o aperfeiçoamento contínuo.

Diploma + Experiência + Certificação = TALENTO

Diploma

Embora não haja um curso específico para aspirantes a Analista de Processos, obter um diploma de nível superior em Administração de Empresas ou Ciências da Computação pode dar-lhe o conhecimento necessário para ter sucesso nesta carreira. O curso de Administração de Empresas geralmente inclui aulas em Processos de Negócios, Gestão de Negócios, Economia e Liderança. A maioria dos programas dá aos estudantes a opção de se concentrar em uma área específica de negócio, tais como Tecnologia da Informação ou Gestão de Sistemas de Informação. 
Os cursos em Ciência, Engenharia da Informação e Programação de Computadores também são recomendados, a fim de ajudar a melhorar a compreensão do aluno sobre a análise e manipulação de dados.
Considere a possibilidade de fazer uma pós-graduação. Algumas universidades oferecem pós-graduação em Análise de Negócios, outras opções incluem uma pós-graduação em Administração de Empresas ou Ciências da Computação. Tais cursos podem dar aos aspirantes a Analista de Processos conhecimentos e habilidades avançadas, além de oferecer uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Experiência

Como a análise de processos de negócios, exige uma maturidade dos seus profissionais, já que estamos falando de melhorias nos processos de negócio, atreladas à gestão estratégica de uma empresa, a maioria dos aspirantes a Analista de Processos precisará ter de 3 a 5 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas ou de negócios de operações antes de se tornar de fato um Analista de Processos.

Os postos de trabalho de ingresso na carreira podem variar de posições de atendimento a um estágio. É fundamental que o trabalho proporcione ao trabalhador uma boa noção de como a empresa é gerida. Profissionais recém-saídos da faculdade devem procurar uma empresa ou indústria que lhes interesse e que possam se valer de uma posição de ingresso na carreira como uma oportunidade para aumentar o seu conhecimento de negócio e de informática.
Depois de ganhar experiência, os analistas aspirantes podem ocupar cargos de Analista de Processos Júnior, ganhando mais responsabilidades e mais exposição ao trabalho normalmente preenchido por Analistas de Processos experientes. Os analistas juniores tipicamente analisam os dados, ajudam a analisar os processos do sistema e de negócios para identificar as áreas que podem ser melhoradas e trabalham com outras áreas para criar e testar soluções. 

Certificação

Embora a certificação não seja um requisito de carreira, Analistas de Processos experientes podem considerar a obtenção de certificação para demonstrar experiência profissional e, potencialmente, aumentar as oportunidades de emprego.

Os candidatos à certificação precisam ter experiência comprovada de análise de processos de negócios antes e passar por um teste de certificação. Além de que manter a certificação exige muitas vezes a revalidação da certificação por períodos predefinidos.

O sucesso da sua receita está na qualidade dos seus ingredientes.

Todo esse esforço e anos dedicados à carreira, nada representam caso não sejam desenvolvidas fortes habilidades de comunicação escrita e verbal, capacidade analítica, habilidade de negociação e facilitação. Elas são cruciais na vida de um Analista de Processos.

Bem como suas habilidades técnicas, ou seja, conhecimento profundo de modelagem de processos, familiaridade com o desenho de processos e procedimentos operacionais de negócios.

Esse é o caminho das pedras para um bom profissional. Obviamente, que vão aparecer os oportunistas e se autointitularem "Analistas de Processos", a despeito de tudo que mencionei até aqui. Cabe às empresas contratarem os profissionais verdadeiramente qualificados, pois esse profissional é peça importante para empresas com uma boa gestão. «

Baseado em experiência própria e na matéria do Education Portal (How to become a Business Process Analyst: Career Roadmap).