Quando bem administrados os conflitos são úteis e até bem-vindos, pois acordam você e sua equipe para repensar as relações com o objetivo de que todos possam crescer juntos.
Para manter os conflitos sob controle, você como líder deve:
- Conhecer-se. Compreenda como você responde normalmente aos conflitos. Pratique ser mais flexível e colocar-se no lugar das outras pessoas.
- Escutar. Escute com cuidado as palavras e os sentimentos envolvidos.
- Resumir. Reflita sobre o que foi dito ou sentido para construir um maior respeito e compreensão com sua equipe.
- Evitar a visão de túnel. Seja claro e objetivo, mas não se agarre apenas ao seu ponto de vista, no túnel passam outros carros, mas você só vê o que está a frente.
- Negociar. Esteja preparado para negociar e alcançar um acordo aceitável entre as partes, onde todos saiam ganhando: a política do "ganha-ganha".
- Considerar os efeitos nas pessoas. Reveja as implicações de suas resoluções sobre as pessoas: é fácil perder a participação e compromisso de algumas pessoas que você lidera, caso não esteja atento a esse ponto.
- Comunicar-se. Comunique-se regularmente e construa os relacionamentos, especialmente se ocorreu algum dano.
Da próxima vez que se deparar com um conflito, não fuja dele, sua equipe precisa que o líder se faça presente e ajude no seu crescimento. «
no meu grupo esta acotecendo conflitos com prof. da ebd mas ja tenho a soluçao.obrigado.
ResponderExcluirna minha equipe existe alguém que quer fazer tudo de todos e o problema que esse integrante não utiliza muito o dinamismo no qual é muito importante para nossa formação.
ResponderExcluirSempre é difícil lidar com problemas em equipe, porém além de flexibilidade é preciso ter controle para que a equipe não confunda liberdade com libertinagem. Ótimo artigo, obrigado.
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