quarta-feira, 13 de maio de 2009

Desmistificando os processos de negócio – Parte I

Preparação

O planejamento e a preparação são vitais para qualquer atividade que você queira realizar. Tratando-se de processos de negócio, se você pular essa fase, vai descobrir tarde demais que não estava surfando uma onda comum, mas um verdadeiro tsunami, e pior, quando olha para trás vê que a próxima onda tem o dobro de tamanho daquela a qual você se arrependeu de surfar e não tem como desistir. Apavorante, não é mesmo?

O primeiro ponto que você deve entender é qual a necessidade real de melhorar o processo, essa necessidade deve ser significativa, se puder ser justificada ela marca o começo da sua preparação.

Por que estou falando disso? Por que sempre tem alguém com a brilhante idéia de modernizar a empresa, mas sem fôlego o bastante para ir até o fim, o resultado disso é conhecido: pessoas descontentes, devido a interferências em suas áreas; trabalho feito pela metade; e, tudo continua como era antes, senão pior. O autor da idéia brilhante é trocado por outro com idéias mais brilhantes ainda. No final das contas, ninguém mais acredita em mudanças.

Não existe solução mágica, faça um planejamento, analise a extensão do trabalho a ser realizado, forme uma equipe multifuncional centrada nos objetivos desse projeto, identifique os objetivos dos processos de negócio com foco no cliente, e desenvolva a estratégia em conjunto com a alta direção.

Ao formar uma equipe multifuncional, tome medidas para assegurar que a empresa continue a operar na ausência de vários atores importantes. Esse tipo de projeto envolve a cooperação multifuncional e mudanças significativas para a empresa, por isso o planejamento dessas mudanças é difícil de ser conduzido sem o envolvimento da alta direção.

Uma chave importante para o sucesso é autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é preparação. Arthur AsheSabemos que toda empresa quer lucro, mas é sempre bom lembrar que o foco no lucro não produz resultados a longo prazo, como o foco no cliente produz. Portanto, ao estabelecer os objetivos estratégicos devem-se priorizar as expectativas dos clientes e os processos com dificuldade em cumprir essas exigências.

Desses objetivos formula-se a missão ou a visão da empresa. A visão é o que a empresa acredita conseguir quando realiza sua missão. A visão bem definida sempre sustenta a resolução de uma empresa no esforço de melhorar seus processos.  «

2 comentários :

  1. Olá Krika,

    Gostei muito da abordagem feita sobre a melhoria dos processos, me proporcionou uma visão melhor de como trabalhar com processos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fico contente em ter ajudado. Um abraço!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião!