terça-feira, 19 de maio de 2009

Cadeia de consumo

A nossa cadeia de consumo é formada por extração, produção, distribuição, consumo e disposição, entretanto é um ciclo em falência. Nossos antepassados não pensaram na sua sustentabilidade, e apesar de discutirmos o assunto ainda não pensamos nisso de forma inteligente.

Tudo o que é feito e falado sobre o assunto ainda é muito pouco ou equivocado. Devemos ser mais conscientes dessa realidade, porque estamos destruindo a nós mesmos. De todas as formas possíveis, negligenciando o futuro dos nossos sucessores naturais.

A globalização transforma países inteiros em fornecedores para essa cadeia. Dessa forma, regiões inteiras apresentam mudanças climáticas drásticas com a extração do solo, vegetação e rios, enquanto outras por questões sociais deficientes oferecem mão-de-obra barata para a produção, os mercados ganham a tarefa de distribuir o mais rápido possível, somos educados desde crianças a consumir, somos consumidores vorazes, meticulosamente treinados para isso.

Os produtos são fabricados para serem descartáveis ou cobiçados, os celulares representam um bom exemplo disso, além de serem frágeis, sempre queremos o último modelo, enquanto nem sabemos o que fazer com o modelo antigo, mas ele tem um componente perigoso a bateria, você não pode reaproveitá-la no novo aparelho, são propositalmente incompatíveis. Entretanto, uma bateria não pode ser simplesmente jogada no lixo, mas quantas pessoas sabem disso?

Querida, mulheres inteligentes acreditam no amor e reciclam seus sapatos!
Fala-se em reciclar o lixo, mas a reciclagem tem limitações, o que o governo está fazendo para a coleta seletiva de lixo, o que estamos fazendo para reduzir nosso lixo, eu fico impressionada com a quantidade de embalagens que temos que colocar no lixo. Mas o lixo que produzimos ao consumir é 70 vezes menor que a quantidade de lixo que resulta na produção do produto consumido.

Em algumas empresas há o uso de papéis reciclados, mas nem sempre é feito de forma correta, elas precisam verificar a composição adequada para a impressora que possuem, alem de criar uma campanha de redução de consumo.

Faça uma visita à impressora de sua empresa, e veja quanto papel impresso está lá abandonado, as pessoas imprimem sem necessidade.

É tudo uma questão de educação, não tínhamos o hábito de evitar desperdícios, não basta que você diga, a partir de hoje vamos evitar o desperdício e toda a sua empresa vai responder positivamente. As pessoas não praticam isso em suas vidas pessoais, como vão praticar na empresa?

Além disso, existem algumas fobias sociais que não ajudam em nada. 

No banheiro de uma empresa eu assisti uma cena que me deixou muito surpresa. Uma garota abriu a torneira do lavatório, avisou ás outras para não fechá-la; entrou na casinha para fazer suas necessidades; voltou; lavou as mãos na torneira que jorrava água por todo esse tempo; enxugou as mãos com quase meia dúzia de folhas de papel; atirou no lixo; pegou a mesma quantidade de papel; fechou a torneira e levou os papéis para abrir a porta do banheiro.

Insano, mas isso pode estar acontecendo na sua empresa, como uma pessoa de formação superior pode ser tão mal informada? E, o pior ela pode virar exemplo para outras pessoas susceptíveis a essas fobias.

O que você pode fazer para evitar esse desperdício na sua empresa? Educar. Forneça informação aos seus funcionários, com foco em suas vidas pessoas, elas precisam mudar seus hábitos, e eles começam em casa.

Além disso, crie um ambiente funcional, troque as torneiras por torneiras com sensores, coloque avisos para evitar desperdícios. Se necessário, repense as maçanetas. Alguém me contou uma técnica empregada por um aeroporto da Europa para manter os banheiros masculinos limpos por mais tempo. Pintaram uma mosca como alvo na louça dos mictórios no local exato onde se deveriam urinar, com o desafio lançado, os frequentadores do banheiro passaram a acertar o alvo.

Repense a sua cadeia produtiva, de onde vem a matéria-prima, o que acontece com seu produto depois de consumido, existe um grande grupo de consumidores, que vem aumentando, preocupado com isso.

Eu ainda não vi empresas abrindo canais de comunicação com esse grupo consumidor, mas acredito que seria uma parceria e tanto, afinal todos podem sair ganhando.

Enquanto isso não acontece, que tal ser mais conscientes do nosso papel na cadeia de consumo?


Em tempo, visite o site Story of Stuff e assista a um vídeo (versão legendada ou sem legendas) muito bem elaborado sobre a cadeia de consumo e os perigos que ela representa para nós. Aposto que vai mudar seus conceitos. «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!