segunda-feira, 1 de junho de 2009

O que identifica um Analista de Processos?

Um analista de processos basicamente faz o levantamento das necessidades de melhorias dos processos produtivos ou de serviços, pertinentes ao negócio, por meio de um mapa de como eles são executados; propõe e implementa melhorias; executa o monitoramento dos processos, com intuito de melhorá-lo continuamente.

Esse profissional interage com pessoas o tempo todo, portanto está muito mais exposto aos conflitos, por isso não basta que conheça as técnicas, ele precisa saber lidar com pessoas.

Além disso, ele precisa ter as seguintes capacidades:

  • Compreender conceitos abstratos para reorganizá-los logicamente e sintetizar em soluções, baseado na estratégia da empresa.
  • Absorver fatos pertinentes de fontes conflitantes ou confusas.
  • Entender o ambiente, portanto deve ser um questionador ativo.
  • Visualizar quais técnicas ou ferramentas pode utilizar na solução.
  • Comunicar-se bem nas formas verbal e escrita.
  • Ver além do que lhe é mostrado. Cada pessoa inserida na execução de um processo, vê apenas sua parte dele, o analista de processos precisa enxergar aquela parte no todo.

Faça a diferença nos detalhes importantes.
Junte a isso tudo criatividade, porque por mais que os processos possam ser padronizados, as soluções não são.

Nem sempre uma solução que deu certo em outra empresa dará certo na sua, pois a cultura, os objetivos estratégicos da sua empresa, os participantes do processo e até o orçamento são bem diferentes.  «

74 comentários :

  1. gostaria de saber a formação que um analista de processos tem que ter e qto ele ganha

    ResponderExcluir
  2. Em geral, ele é formado em Administração de Empresas, ou tem alguma formação adicional em gestão. No meu caso, eu fiz um curso de pós-graduação com ênfase em gestão. Quanto ele ganha tem a mesma relação que todas as outras profissões, o valor varia de acordo com o mercado, senioridade e quanto ele contribuí para a empresa em que trabalha. Não tenho como lhe dar um valor mínimo, médio ou máximo, pois existem empresas que valorizam esses profissionais e empresas que nem notaram sua necessidade, portanto dependendo da empresa para a qual trabalhe seu trabalho será mais ou menos valorizado.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pela ótima descrição, somente um bom adminstrador tem capacidade de avaliar e descrever as funções de um Analista de Produção.
    Infelizmete somos confundidos como técnicos das ferramentas de trabalho que usamos nas empresas.
    Marcos Tenório dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela esta falando sobre um Analista de Processos.

      Excluir
    2. Como o Amigo acima disse, a autora - Krika, que por sinal é de uma cultura ortográfica e semantica muito boa, não faz uma distinção entre áreas de conhecimento para atuar no mercado e sim, dá uma dica de uma das área de conhecimento para atuar como analista de negócios.
      Eu sou formado em sistemas de informação, ja atuei como gerente de projetos e hoje atuo como analista de negócios. Acredito que a área de conhecimento em sistemas me ajudou muito no processo que desenvolvo na empresa onde trabalho, mas a união dos fatores como: Criatividade, empatia, transparecia e força de vontade são os principios mais absolutos para quem deseja atuar na área.
      Abraço, execelente post Krika.

      Excluir
    3. Apenas uma correção, quando digo Analista de Negócios estou me referindo ao Analista de Processos porque o processo não existira sem o negócio que o promove.
      Abraço!

      Excluir
  4. Oi, Marcos! Descrevi as funções de um Analista de Processos e não de Produção. Acho que você se confundiu ao escrever. Feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir
  5. boa noite

    Sou rescem formado em adm de empresas e durante o curso me interessei muito pela matéria de Organização Métodos e Sistemas. Desenvolvi um sistema de informação básico na Instituição que trabalho baseado no SPSS e Access. Gostaria de me desenvolver mais nesta área e estou um pouco sem noção por onde começar a minha especialização. voce poderia me dar um help???

    Grato pela atenção

    Paulo Aun
    paulinhoaun@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paulo! Que tipo de ajuda você precisa?

    Atenciosamente,

    Krika.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, estou concorrendo a uma vaga de Analista de processo em uma empresa multinacional, mas nunca trabalhei efetivamente na área, sempre trabalhei com PCP, mas um leva ao outro, gostaria que você me desse algumas dicas de como me comportar na entrevista e dicas de como conseguir a vaga.
    Por favor, se puder me mandar por e-mail ficarei grato.
    Sandro.snr@bol.com.br

    Obrigado

    José Sandro de Queiroz

    ResponderExcluir
  8. Olá, José Sandro!

    Sintetize sua experiência de acordo com a vaga de forma clara e organizada, procure sempre dar exemplo de situações em que atuou, seja sempre objetivo, quando se é vago, o entrevistador pode duvidar da sua competência. E o mais importante, não invente nada, seja honesto. Algumas informações podem ser averiguadas e. além disso, nosso corpo dá dicas se estamos sendo honestos ou não.

    O entrevistador dispõe de um tempo limitado para entrevistar um candidato e decidir se ele preenche os requisitos da vaga ou não, e você teve que resumir sua carreira, que daria um livro, em 2 páginas. Portanto, aproveite para preencher as lacunas nessa entrevista, melhor se puder ter acesso a detalhes da vaga ou informações sobre a empresa para dar destaque às realizações que sejam relevantes para a empresa.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Krika, primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog, pois é difícil nos dias atuais, encontrar materiais que descrevam de forma tão clara e autentica a profissão Analista de Processos... Também trabalho na área, e aqui foi um dos poucos lugares onde foi citado a gestão de pessoas, como uma das principais características do gestor de processos. Achei bem interessante o fato de incentivar as pessoas a conhecerem nossa área, dando até um certo direcionamento para algumas... Bom acredito que todos os elogios que tenho a fazer não caibam aqui, então finalizo o post parabenizando-a novamente, e estando a disposição se precisar de uma força por aqui...

    ResponderExcluir
  10. Olá Krika!
    Realmente a descrição para o cargo de Analista de Processo está muito boa!Parabéns.
    Sou recém formado em Eng de produção, também trabalho na área e venho incentivando amigos ainda em curso a fazerem o mesmo, pois é uma área muito ampla onde vc tem a oportunidade de conhecer processos dos mais diversos segmentos sejam eles de seu determinado departamento ou mesmo da fábrica como um todo, e por ser um cargo muito dinâmico vc dificilmente irá encarar situações parecidas exigindo de quem ocupa o cargo muita flexibilidade e criatividade.

    Felipe Aragão

    ResponderExcluir
  11. Olá Krika!
    Já atuei como Analista de Processos e sei que esta função é de primordial importância nas organizações. É tão importante que se antes da empresa definir pela implantação de sofware que vai exigir várias customizações para sua adequação, se existir uma análise do processo tudo fica mais claro. Na verdade a análise do processo é mandatória, pois o software é apenas uma etapa do processo.

    ResponderExcluir
  12. Verdade, a empresa que investe no mapeamento de seus processos, sabe exatamente do que precisa, pois tem um mapa de como seus processos são operados.

    ResponderExcluir
  13. Ola Krika, sou analista de TI e estou fazendo o papel de um analista de processos. Gostaria saber se existe um padrão de documentação, de questionário ou cheklist para montar processos. Pois eu nunca trabalhei nesta area e nem sei por onde começar. Como acompanhar e saber que os processos formatados estão realmente sendo seguidos,

    Grato,

    Harlem Silva

    ResponderExcluir
  14. Olá, Harlem!

    Geralmente eu padronizo os documentos para facilitar o uso e as pessoas se acostumarem com a dinâmica do trabalho, mas sempre adaptado a realidade da empresa.

    Leia algumas dicas em: http://estrategiacriativa.blogspot.com/2009/08/como-melhorar-os-processos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou procurando uma pessoa experiente em consultoria de processos para minha empresa em BH-MG.

      Excluir
  15. Oi Krika..

    Estou com um problema muito grande...
    A dois anos comecei a trabalhar na empresa do meu tio..
    Tinha pouca experiência mas dava pro gasto, hoje acredito ser um excelente Professional.
    A 8 meses o diretor me promoveu a uma área da empresa que estava iniciando Analise de negócios onde atuo como analista de processos.
    Meu Coordenador um cara fora de serie com experiência extraordinária me ensinou tudo sobre o trabalho(foi um presente aprender com ele). Resumindo ninguém da a mínima para os processos e meu coordenador acha isso tb...Mas sempre falando que o que eu estou fazendo esta muito correto e perfeito...
    Como sou uma pessoa pro ativa estou incomodado com o fato de estar nesta empresa por parentesco. Assim reportei isso ao meu coordenador..Que me falou o seguinte. Vc. Poderia tentar concorrer a uma vaga em outra empresa so para testar seus conhecimentos. Ele fala que sou capas porem penso ter pouca experiência como analista de processos. O que vc acha???
    Fábio..

    ResponderExcluir
  16. Olá, Fábio! Em qualquer profissão, em qualquer empresa, você sempre deve ser o primeiro a acreditar em seu potencial, sem isso não terá crescimento profissional. Agora se o parentesco está atrapalhando seu crescimento, claro que você pode candidatar-se a vagas em outras empresas. Trabalhar com processos é mesmo desafiador, e mesmo as empresas que apostam em um time de processos, em algum momento se atrapalham um pouco até compreenderem o seu significado, cabe a nós profissionais da área divulgar nosso trabalho, demonstrando os benefícios. Espero ter ajudado. Atenciosamente, krika.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é André e gostaria de saber onde consigo alguns tipos de ferramentas para o uso no trabalho como Analista de Processos.
    Por gentileza enviar andrep.comex@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. OIE KRIKA!

    Olha na verdade eu ainda esto um pouco longe de me formar pois so tenho 13 anos ainda, e faço o 8º ano(7ª serie)como eu estou indecisa sobre o que me formar,eu gostaria que me falasse, assim, mais um pouco sobre a profissao de analista de processos, e tbm se puder tbm me falar mais um pouco sobre outra profissao que esteja ligada a esta mesma. Se possivel me ajude com qualquer outra profisao que esteja ligada a informatica. Desde ja obrigada! beijos♥♥

    Raquel Gonçalves

    ResponderExcluir
  19. Ola Krika, muito útil seu post. antes de tudo Parabéns, gostaria de saber o seguinte: Quando voce cita acima "Vizualizar quais técnicas ou ferramentas pode utilizar na solução" , do que voce esta falando, poderia nos dar um exemplo?

    ResponderExcluir
  20. Existem varios tipos de analista de processo e não necessariamente precisa ser formado em administração.
    Pois sou graduado em sistemas de informação e atuo como analista de processos para o HSBC, só que mais voltada para a área de construção software, fazendo initial request, requeriments,UML(Diagramas Estruturais, Diagramas Comportamentais e Diagramas de Interação), use case, test case, homologação, controlar cronograma, desenhos de processos, etc... Tudo o que um analista de sistemas faz, menos programar.

    ResponderExcluir
  21. As ferramentas do Analista de Processos são muitas, a principal delas e a entrevista. Ao lado da entrevista ele pode usar outras ferramentas como questionários, técnicas de dinâmica, mapa mental, a técnica dos 6 chapéus, enfim, ele precisa extrair e compilar as informações e depois representá-las em relatórios e diagramas. Os diagramas devem obedecer certos padrões eu recomendo a notação BPMN. E eu só falei do mapeamento de processos, porque dependendo das atividades outras ferramentas podem ser usadas.

    ResponderExcluir
  22. principal etapa....
    Para o sucesso da análise e documentação de um processo o analista deve sempre ser muito questionador e inconformado.
    Sempre que entrevistamos alguém esta pessoa pode achar que te passou 100% das informações, mas na verdade pode ter passado 80%. Sendo que o analista pode achar que absorveu tudo, mas absolveu apenas 60% dos 80% passado. Por este motivo acredito que o analista deve questionar bastante a fim de obter um completo entendimento da realidade do processo, o mais próximo possível dos 100% de entendimento.

    ResponderExcluir
  23. É por esse motivo que o Analista de Processos deve, primeiramente, conhecer muito bem a estratégia da empresa, pois precisará de um Norte nessa jornada. Por isso, eu fico de pé atrás quando um Analista de Processos me diz que ele é um "faz tudo", ou ele se dedica aos processos ou não. Ele pode até entender de tudo um pouco, mas não se ocupar de tarefas alheias à sua função. Algumas empresas têm uma visão errônea do nosso papel, e alguns analistas corroboram para isso. Como temos uma visão estratégica e estamos em contato com áreas problemáticas, a empresa pode achar que devemos atuar na execução da solução, quando nosso papel é prover caminhos através do processo para essa solução. A linha dessa fronteira é tênue, mas ela existe e não pode ser ignorada.

    ResponderExcluir
  24. Olá Krika

    Sobre as funções desempenhadas por um analista de processos, gostaria que você esclarecesse o que, além do mapeamento, um analista também é responsável. Vejo muitos artigos referentes a processos que citam muito e dão muita ênfase ao BPMN. Porém, qual a(s) outra(s) função de um Analista de Processos, e qual outra metodologia é utilizada?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Olá, Felipe!

    Essa é uma dúvida de muitos leitores do blog, vou escrever um novo post sobre o assunto para lançar mais esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  26. O analista de processos faz compras?

    meu e-mail: pcphp@ig.com.br

    ResponderExcluir
  27. olá..
    Sou recém formado em Administração de empresas, atualmento trabalho dando suporte de sistema em um hospital, porém a função é mto especifica da empresa! como fazer passa ingressar nesta area? ou em outras? sem perder a faixa salarial?

    obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  28. Boa Tarde Krika,

    Gostaria de saber se tem diferença entre Analista de Requisitos para um Analista de Processos e se a pós em Gestão Empresarial é legal para começar uma carreira na área de Processos para quem não tem experiência na área?

    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  29. Respondendo aos dois últimos posts:

    1. Não é função do Analista de Processos fazer compras.

    2. O Analista de Requisitos levanta as necessidades pontuais de desenvolvimento ou melhoria de sistemas específicos, enquanto o Analista de Processos levanta a situação atual e as oportunidades de melhoria do negócio, que podem resultar em melhorias nos sistemas da empresa ou não. A contribuição do Analista de Processos visa auxiliar e monitorar a Gestão por Processos.

    ResponderExcluir
  30. Olá Krika.

    sou formado em Análise de Sistemas, e gostaria de migrar para Governança em TI. A parte de Gestão da Qualidade é uma matéria que gosto muito, por isso estou pensando em certificações ITIL e COBIT.
    Mas qual o rumo acadêmico a seguir?

    ResponderExcluir
  31. Kika,

    Excelente iniciativa! Por favor , me ajude. O meu nome e Livia e na empresa em que trabalho o analista de processos levanta requisitos. Só que temos um setor com analistas de sistema. Me responda, neste contexto de quem e o papel de levantar requisitos¿ Estamos enfrentando um mal estar terrivel por caudsa dessa confusao.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Kether, tente pesquisar e vivenciar um pouco mais a governança de TI, ela não é apenas ITIL e COBIT.

    Livia, o analista de processos pode levantar requisitos de negócios se vocês praticam a gestão por processos. A sua empresa pode, ainda, optar pela figura do analista de negócios ou sistemas para fazer o levantamento, mas de qualquer modo precisará do apoio do analista de processos, pois na gestão por processos, sabe-se que um processo pode atravessar áreas de negócios, o que configura um enfoque diferente de sistemas.

    ResponderExcluir
  34. Krika, faço MBA em Marketing Executivo e gostaria de saber se posso atuar como Alista de Processos, fazendo cursos como analista e treinamentos?

    e-mail: thiagofranca.marketing@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Gostaria da sua ajuda!
    A internet têm ajudado muita gente, principalmente na área profissional com linkedin, facebook e etc.
    Atualmente trabalho numa pequena empresa de consultoria, pois recebi uma proposta para cargo de confiança.Hoje estudo marketing,mas ja fiz ADM e não conclui, como ainda estou na faculdade os donos me pediram se eu poderia estar entrando como estagiária, mas assumindo toda a parte ADM. Como posso me sobresair ou melhor me expressar nessas redes,pois minha função vai além de estagiária.
    Grata

    ResponderExcluir
  36. Oi, sou auxiliar de métodos e processos em uma empresa de médio porte, estou cursando engenharia de automação 5°sem., e ainda não tenho nenhuma formação superior em nenhuma área. Gostaria de saber se o cargo de Analista de Processos requer algum curso superior ? Ou eu por exemplo que ainda não sou formado em nenhuma área posso concorrer a este cargo ?

    ResponderExcluir
  37. Olá krika
    Me chamo Taily
    Eu gostei muito da matéria do seu blog. Terminarei a minha graduação em sistemas da informação no final de 2011. E me interessei muito pela área de Governança de TI e processos.
    Ainda não tenho experiência com isso e nem certificações.. Tentei me candidatar para algumas vagas nessa área, mas infelizmente não obtive sucesso, pela falta de conhecimento e por não ter experiência. Por isso gostaria muito de saber como posso qualificar-me para entrar nessa área.

    Obrigada bjs.

    ResponderExcluir
  38. Bom Dia !!!

    Sou funcionario de uma software house, sou ums dos muitos funcionarios que efetuam o procedimento de implantação do sistema, lhe dando direto ao cliente pois somos alocados nas empresas no processo de implantação para que o sistema seja implantado e dado o suporte necessario durante um tempo de uso do mesmo, posso me considerar um analista de processos, implantação ou oque ?

    ResponderExcluir
  39. Recentemente, participei de um curso sobre uma ferramenta de automação de processos que utilizo, e constatei o que eu já desconfiava. Apenas 30% dos profissionais presentes eram realmente Analistas de Processos. Os demais haviam tido contato com alguma das disciplinas da Gestão por Processos e se julgavam Analistas de Processos. Governança de TI nem implantação de sistema são Gestão por Processos, são apenas algumas áreas de processos. Implementar a Gestão por Processos não precisa, necessariamente, de sistemas. Atualmente,como estamos em uma era digital, os sistemas acabam sendo meios mais simples de aplicá-la. Quando alguém me diz que participa de um processo de implantação de sistema, está me dizendo apenas que na empresa onde trabalha tem uma gestão por processo, mas ele está apenas atuando dentro do processo. O Analista de Processos orquestra essa gestão não apenas para implantar sistemas. Falando de uma software house, o Analista de Processos estaria preocupado com a prospecção de clientes, planejamento de contratos, fechamento de contratos, desenvolvimento de sistemas ou softwares, implantação nos clientes, garantia, manutenção e suporte ao software ou sistema. Além, é claro, das operações de apoio, como contratação de profissionais, contas a pagar, contas a receber, e assim por diante. O equívoco é porque algumas empresas nomeiam profissionais de Governança de TI ou mesmo Analistas de Negócio como Analistas de Processos. Eles até podem evoluir para se tornarem Analistas de Processos, caso mergulhem nas águas turvas e incompreendidas da Gestão por Processos. Bom Mergulho!

    ResponderExcluir
  40. olá, preciso de uma ajuda e não sei o que e como agir...trabalho em uma empresa de cobrança e passei de operadora para analista em um processo seletivo interno, me passaram uma carteiramuito dificil com operadores desmotivados e muito antigos, já estão acomodados e não sei como agir para uma mudança nos resultados...e pra ajudar a pessoa que está me auxiliando vai sair de ferias e vou ficar responsavel e não sei como agir qual estratégia usar....será que podem me ajudar com alguma dica?

    ResponderExcluir
  41. Olá, Irene! A melhor pessoa para lhe ajudar é o seu Gestor, pessoa que conhece (ou deveria conhecer) a estratégia da empresa, creio que vale a pena uma conversa franca. O diálogo honesto é a ferramenta mais eficaz em qualquer situação. Eu fui colocada em situações bem complicadas ao longo da minha carreira. Já fui enviada para outro estado para resolver uma situação com um cliente, que nem o diretor vice-presidente tinha resolvido. Obviamente que o problema era apenas ouvir o cliente, mas todos os que estiveram lá antes de mim, não conversaram com o cliente, eles chegavam com uma ideia do que seria o problema do cliente e argumentavam o que estavam fazendo para resolver. Fui orientada a fazer a mesma coisa, mas chegando lá, antes de expor o que a empresa estava fazendo para sanar o problema do cliente, eu o ouvi, dois telefonemas depois, eu tinha, sem querer, aberto a porta para a venda de um novo produto ao cliente, sem nem ser da área comercial, além é claro de encaminhar a solução. O que eu fiz? Dialoguei, lembrando que em um diálogo as duas partes falam e ouvem, trocam ideias, saem dessa troca com mais do que chegaram. Não é um despejar de palavras unilateral. Portanto, Irene, se não conseguir um caminho com seu gestor, não desista, continue dialogando pela empresa, alguém terá a chave do mistério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trab na area contabil e hj sua gerente administrativa, tda minha formação é pratica e muito pouco teorica, pois, inicie este ano o curso de graduação em administração, amo meu trabalho que é voltado mais para analista de processos, tenho enfrentado e vencido varias batalhas. nossos clientes sempre satisfeitos com os resultados obtidos, inclusive em fiscalizações trabalhistas, estaduais e federais. me orgulho das experiencias de excelente êxito. Parabéns Kika por seu blog, amei!

      Excluir
  42. Olá, bom dia!

    Faço parte do RH de uma empresa do RJ e estou com uma oportunidade de Analista de Processos em aberto. Procuro uma pessoa talvez recem formada ou já com muita experiencia, cheia de ideias, com experiencia principalmente em implantação de sistemas (Se possível ter trabalhado em uma empresa do Varejo). Hoje a empresa precisa de um profissional que simplifique os processos de forma que evite retrabalho. Ter paciencia para sentar com todos os setores para mapear e redesenhar os processos.
    Gostaria de deixar meu email disponível aqui no seu blog, para que os possíveis interessados me mandem um currículo. Tudo bem?

    A vaga seria pra trabalhar em São Cristóvão no Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com pretensão salarial. O horário de trabalho seria de 8h às 18h de seg a sexta.
    Email: rhvagacerta@yahoo.com
    Colocar no assunto: Anúncio blog Analista de Processos.

    Atenciosamente,
    Susana Gonçalves
    Recrutamento e Seleção

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite!

    O assunto é realmente muito interessante e gostaria de me aprofundar. Que leituras vc indicaria?

    ResponderExcluir
  44. Ola Krika,

    Tudo bom?

    Trabalhei na area de processos de uma grande empresa, porem nao tenho nenhum certificado, aprendi tudo na raca!!!
    Sai dessa empresa para voltar para a minha area (pesquisa de mercado), mas descobri que gosto mesmo e de processos!!!

    Agora estou correndo atras de cursos e certificacoes, mas estou perdida pra saber por onde comecar...nas minhas buscas vi numeras ferramentas, metodologias, certificacoes...vc poderia me orientar?

    Estou desempregada e nao consigo investir muito (a principio pensei em fazer os cursos da TIExames), mas sei que sem as ferramentas nao adianta so ter os cursos...o que e essencial para comecar?

    Abracos

    ResponderExcluir
  45. Sou formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, tenho bastante experiência em gestão de pessoas e desenvolvimento de estratégias e ações, como também, com negociação e atendimento a clientes.Atualmente, estou concorrendo a uma vaga numa consultoria de RH em Recife/Pe para Analista de Processos, a qual em sua descrição apenas informa a exigência por : Ensino superior completo. O que devo fazer para conquistar esta vaga? que tipo de informações devem ser enaltecidas no currículo e nas entrevistas e dinâmicas? Agradeço!!! Deixo aqui o meu abraço!

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde Krika!

    Qual a diferença de um analista de Processo e um Analista de Produção?

    Qual o tipo de curso é necessário para trabalhar na área?

    Gedeão

    ResponderExcluir
  47. Olá!

    Fui aprovada em concurso público para o cargo de analista de processos. Ainda não fui convocada mas já estou á procura de um curso de formação nesta área. Você poderia me indicar algum curso que abrangesse do básico à prática?!

    obrigada!
    Danielle

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Krika

    Primeiramente Parabens pelo seu blog acretido que ja tenha lido isso por diversas vezes mas de qualquer forma este é o meu.
    Trabalho em um hospital de grande porte em SP meu cargo é descrito como analista de particas assistencias (area estrategica que trabalha com protocolos, indicadores, projetos e acreditações internacionais) gosto muito do que faço alias sou apaixonada mas tenho pesquisado sobre analista de processos e me despertou interesse sou formada em enfermagem pela faculdade ALbert Einstein tenho pos graduação pelo Einstein TB mas gostaria de partir para area de processos poderia me orientar e dar sua opnião.

    grata

    ResponderExcluir
  49. Olá!
    Tenho recebido muitos questionamentos sobre os cursos apropriados para um analista de processos, por esse motivo decidi formatar um material específico com esta finalidade. Entretanto, trata-se apenas de uma ideia que está ganhando forma. Assim que eu conceber esse material, compartilho-o com vocês. Até lá peço um pouco de paciência.

    ResponderExcluir
  50. Oi krika, gostaria de saber, se cursando tecnologo em processos gerenciais(a distância) e logo após pós em gestão, consigo me sair bem como analista de processos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Provavelmente sim, mas vai depender do seu perfil, o primeiro passo é gostar da área, o segundo é se aprimorar. Boa sorte!

      Excluir
  51. Olá Krika!

    De qual área seria necessariamente este analista de processos?
    Sou do Rh e estão me propondo que eu faça este tipo de atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que ele esteja ligado diretamente à Direção da empresa, pois a gestão por processos promove uma mudança cultural na empresa.

      Excluir
  52. Bom dia Krika,
    Atualmente sou Analista de Estratégia de uma Universidade, atuando como Analista de Processos em um prgrama ligado a Universidade.
    Eu não tenho experiência nesta função, porém eu trabalho nesta empresa a 10 anos e fui convidado a assumir esta função. No início senti bastante dificuldades, pois não tinha experiência com GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS - BPM, e as ferramentas que utilizo são de BPM(Fluxos - Visio, BASICO, ISHIKAWA, etc.) Minha formação não condiz com esta função, porém como eu conheço muito da Universidade em questão fui convidado a conhecer as ferramentas e posteriormente assumir a função no programa. Hoje estou adaptado, mas no início foi difícil.
    Bom, com isso gostaria de uma sugestão sua de uma especialização nesta área que atuo. Atualmente eu tenho especialização em Educação e Mestrado em Educação, porém não tem a ver com esta área em específico, por isso peço sua ajuda.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André Luiz!
      Existem bons cursos de pós-graduação com ênfase em gestão por processos de negócio. Você também conta com cursos de especialização. De qualquer forma, só fazer um desses cursos não vai garantir nada, se você não cuidar de estudar o assunto por conta própria. Semana passada, eu fui convidada para assistir a um workshop de uma ferramenta de automação, e fiquei chocada pelo instrutor se apoiar tanto na ferramenta, que ele tinha interpretações equivocadas de como usar alguns símbolos da BPMN. Mesmo na automação de processos com o uso de uma ferramenta com base na BPMN, o uso incorreto da notação incorre em automações imprecisas ou equivocadas, a ferramenta automatiza qualquer fluxo, esteja ele equivocado ou não. Portanto, não posso atestar que você vai encontrar tão bons instrutores por aí. Aprenda a utilizar bem a notação e metade dos seus problemas estarão resolvidos. Sou contra engolir tudo o que nos ensinam sem antes mastigar bem e estar certo de que faz sentido. Por outro lado, ser um desbravador sem técnica pode criar a ilusão de que você caminha no caminho certo e, mais adiante, descobrir que foi parar no lado oposto do seu destino, porque faltava uma bússola. Ou pior, você até tinha uma bússola, mas não sabia utilizá-la. Meu conselho e para dosar técnica com prática.
      Sucesso,
      Krika.

      Excluir
  53. Olá,
    Estou precisando escolher entre dois cargos na mesma empresa (publica) de TI: analista de desenvolvimento e analista de producao. Qual a sua opiniao? Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Olá, anônimo!
    Em qualquer tipo de empresa que você esteja, essa não é uma escolha fácil, pois representam caminhos diferentes. Não sei se você percebeu, mas nesse post eu falava sobre o analista de processos, que é diferente das duas escolhas que você tem pela frente.
    O analista de processos, de que eu falo, apoia a direção da empresa, identificando os processos e identificando lacunas entre estratégia, necessidades de mercado e operação, embora muitas empresas o coloquem na TI, ele deve estar ligado na direção da empresa, bem acima de todos os departamentos, para que ele tem cumpra seu papel de apoio e tenha a influência de que necessita.
    Tanto o analista de desenvolvimento e de produção, se não for uma empresa que tenha uma linha de produção de bens, eles pertencem à TI. Em empresas que produzem bens a partir de matéria-prima, aparece uma figura chamada analista de produção, que acompanha os processos dessa cadeia produtiva, e que nada tem a ver com a TI.
    Como você disse que é uma empresa pública, e a maioria delas está ligada a serviços, vou imaginar que se trata da TI. O primeiro participa do desenvolvimento de aplicativos e o segundo do ambiente produtivo em que o aplicativo vai ser operado.
    Minha opinião é para conversar com o gestor de cada uma das funções e se interar em qual delas se identifica mais, de qualquer forma, os requisitos de cada uma delas é diferente, veja a qual delas a sua formação é mais adequada. E o mais importante, em qualquer decisão que for tomar na vida, tome por si só, e não porque alguém disse para tomar. É seu futuro, não deixe ninguém decidi-lo por você.
    Boa sorte!
    Krika

    ResponderExcluir
  55. Olá...sou psicologa de formação, mas atuo como analista de processos numa transportadora... gostaria de uma dica referente à pós graduação ligada a esta area...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Eu gostaria de trabalhar nessa área, sou engenheiro de produção mas atuei 2 anos e meio , na área civil, é possível migrar para esta área ? Existe algum curso que posso complementar para me tornar atrativo para as empresas? Obrigado

    ResponderExcluir
  57. Ola, estou num processo seletivo para analista de gestao de processos, tenho formação em adm, pós e mba em gestao de negócios, mas em todo tempo que trabalhei, nunca foi formalmente nesta função, e sim intuitivamente tentando por conta própria, de modo muito primário , tentando mapear processos para procurar soluções para o dia-a-dia da área da empresa em que atuava (Instituição financeira). Como passar para o entrevistador, meu interesse na área e essa minha "experiencia" não comprovada? grato

    ResponderExcluir
  58. Prezados,

    No link abaixo existe uma entrevista interessante com uma profissional que fez a transição analista de sistemas para analista de processos:
    http://www.supravizio.com/Noticias/ArtMID/619/ArticleID/82/Tecnologia-Negocios-moldam-novo-profissional-mercado-Analista-de-Processos.aspx

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Olá trabalho com TI, conheço Itil,cobit, PMI,ISo 9001:2008,ISO 20000. Porém tenho conhecimentos em redes, mas já atuei como analista de incidente minha dúvida é, para ser um analista de processos necessito conhecer a parte técnica? ou os processos que lidarei são processos de negócio? essa bagagem é perdida?

    email : analistadesuportejrsp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Olá Krika!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo artigo, que rende comentários desde 2009, impressionante!

    Como várias pessoas aqui, sou da área de TI, já dedico parte do meu tempo com análise de processos e estou cursando MBA em BPM.

    Minha dúvida é de como está a área de Processos de Negócio no mercado. Já existe procura por profissionais em BPM? Se sim, que tipo de empresas ou consultorias?

    Obrigado,

    e-mail: jorgevbn@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Olá, Jorge! Sim, das notações que representam os processos de negócio a mais aceita e utilizada é a BPMN, principalmente porque as ferramentas de automatização de processos mais bem sucedidas a utilizam. As empresas que se preocupam com sua estrutura, agilidade, inovação e controle de riscos, estão investindo em áreas internas para cuidar dos seus processos, pois evita abrir sua receita de sucesso para possíveis concorrentes. Ainda existem consultorias, mas boa parte das empresas as utilizam mais para traçar sua estrutura por processos, mas não para mapear e gerir seu portfólio de processos. Mas ainda há imaturidade na grande maioria das empresas.

    Sucesso, Krika.

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de saber qual a remuneração de um analista de processos?

    Desde já Grato:
    Gilberto Alves

    ResponderExcluir
  63. Krika,

    Estou iniciando como Analista de Processos de uma área específica da empresa onde trabalho. Fui nomeado a este cargo por conhecer cada ponto do processo da area e ser um profissional detalhista em tudo que faço. Gostaria de saber se existe uma orientação técnica (curso, material) para iniciantes, pois conheço bem os processos da área mas preciso conhecer os métodos de mapeamento para tomar as decisões de melhoria que a empresa precisa. Estou no 2º ano de ADM. de Empresas e tenho uma noção de planejamento e estratégia, mas gostaria de ter um norte.

    Agradeço se puder ajudar, e parabéns, pois seus comentários demonstram muita coerência e conhecimento de causa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  64. Vide meu comentário de 30 de setembro de 2012 15h44.

    ResponderExcluir
  65. Krika,

    Estou no meio do curso de MBA de Gestão de Projetos e acabei me interessando muito pela Gestão de Processos, queria saber se tem alguma bibliografia para que eu possa iniciar e dar desenvolvimento nessa área, que achei bastante interessante.
    Seu blog esta muito interessante! Valeu pelas dicas e informação compartilhada.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião!