quinta-feira, 14 de maio de 2009

Desmistificando os processos de negócio – Parte II

Mapear e analisar processos AS-IS

Antes de prosseguir na remodelagem de processos, compreenda os processos existentes (as is – como é). Considero tremendamente arriscado criar novos processos e ignorar aqueles existentes, mas é o que muitas empresas fazem ao adotar soluções prontas, elas acabam por se adequarem ao software, mesmo com as customizações possíveis de serem feitas. Em minha opinião, o que a maioria das empresas precisa é identificar seus processos existentes, analisá-los e melhorá-los.

Abandonar e começar do zero pode ser mais simples e rápido, mas não é eficaz. Sua empresa já produz produtos ou serviços reconhecidos pelo cliente, o que acontece se tais produtos e serviços perdem as qualidades estimadas pelo cliente?

O nosso objetivo é melhorar e não danificar os processos.

Faça uma boa análise nos processos existentes, identifique as desconexões, ou seja, qualquer coisa que impeça o processo de atingir os resultados desejados, com atenção especial aos pontos de transferência de informação entre processos e o valor que é agregado a eles.

Para o diagrama do mapeamento propriamente dito, utilize notações reconhecidas como BPMN (assunto abordado no post Resultado do Mapeamento de Processos).

O segredo do mapeamento de processos está na análise detalhada.
Dimensione a quantidade de tempo e o custo que cada atividade exige em termos de recursos, calculado através de simulações no sistema ABC de custeio baseado em atividades.

Dessa forma, você determina quais são os pontos sub-custeados e quais são os super-custeados, e obtém uma visão mais acurada da situação dos processos.   «

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