Algumas áreas da empresa podem torná-la vulnerável. Tais áreas incluem o desenvolvimento de produtos, a tecnologia, as habilidades dos funcionários, o mercado, as vendas, distribuição, produção, sistemas empresariais internos, controle de inventário, cultura de companhia - e alguma outra área que poderia enfraquecer as bases vitais da empresa.
A melhor forma de vencer as vulnerabilidades de sua empresa é reduzir as variáveis que podem causá-las e eliminar o maior número de riscos possíveis.
Destacadas as vulnerabilidades de sua empresa o desafio é torná-las invencíveis quanto às ações agressivas do mercado. Vamos nos ater às ações práticas para identificar as áreas vulneráveis e amparar os requisitos de invencibilidade. Um método que recomendo é análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats – forças, fraquezas, oportunidades, ameaças).
É uma matriz muito simples de ser utilizada, e vai lhe dar uma dimensão de suas áreas quanto à invencibilidade e vulnerabilidade, desde que os dados não sejam mascarados.
Dê a cada um dos fatores uma ponderação numérica para indicar seu nível de importância no seu negócio. Onde for apropriado, adicione dados descritivos ou suposições razoáveis para cada um deles. Preocupe-se em dar precisão a sua análise e eliminar qualquer ambigüidade nas avaliações.
Uma dica que pode enriquecer sua análise é colocá-la no formato de planilha e prover link dos pontos analisados com um plano de ação, determinando ações para os fatores que devem ser minimizados e maximizados. «
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Da vulnerabilidade a invencibilidade
Marcadores:
ameaças
,
análise SWOT
,
invencibilidade
,
invencível
,
oportunidades
,
pontos fortes
,
porntos fracos
,
vulnerabilidade
,
vulnerável
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Expresse sua opinião!