segunda-feira, 11 de maio de 2009

Da vulnerabilidade a invencibilidade

Algumas áreas da empresa podem torná-la vulnerável. Tais áreas incluem o desenvolvimento de produtos, a tecnologia, as habilidades dos funcionários, o mercado, as vendas, distribuição, produção, sistemas empresariais internos, controle de inventário, cultura de companhia - e alguma outra área que poderia enfraquecer as bases vitais da empresa.

A melhor forma de vencer as vulnerabilidades de sua empresa é reduzir as variáveis que podem causá-las e eliminar o maior número de riscos possíveis.

Destacadas as vulnerabilidades de sua empresa o desafio é torná-las invencíveis quanto às ações agressivas do mercado. Vamos nos ater às ações práticas para identificar as áreas vulneráveis e amparar os requisitos de invencibilidade. Um método que recomendo é análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats – forças, fraquezas, oportunidades, ameaças).

É uma matriz muito simples de ser utilizada, e vai lhe dar uma dimensão de suas áreas quanto à invencibilidade e vulnerabilidade, desde que os dados não sejam mascarados.

Matriz SWOT - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
Dê a cada um dos fatores uma ponderação numérica para indicar seu nível de importância no seu negócio. Onde for apropriado, adicione dados descritivos ou suposições razoáveis para cada um deles. Preocupe-se em dar precisão a sua análise e eliminar qualquer ambigüidade nas avaliações.

Uma dica que pode enriquecer sua análise é colocá-la no formato de planilha e prover link dos pontos analisados com um plano de ação, determinando ações para os fatores que devem ser minimizados e maximizados.  «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!