sábado, 30 de maio de 2009

Como despertar a criatividade?

Despertar a criatividade é muito mais simples do que você imagina, basta que faça atividades diferente da sua rotina, isso ativa o lado direito do seu cérebro. Além de despertar a criatividade, vai despertar também o poder de lidar com suas emoções.

Qualquer atividade serve, estando ela fora da sua rotina será o suficiente para quebrar o raciocínio ao qual está habituado. Isso ocorre porque as atividades rotineiras mobilizam o lado esquerdo do seu cérebro, relacionado à razão, já os novos desafios mobilizam o lado direito, relacionado à criatividade e aos sentimentos.

Se você está preso a uma rotina terá mais dificuldades para lidar com imprevistos e emoções fortes.

O seu cérebro funciona sempre usando os dois hemisférios (esquerdo e direito), portanto o ideal é que você contrabalance-os, realizando atividades de rotina e adicionando uma novidade. Com esse equilíbrio você vai facilitar o seu processo de decisão, com o pensamento mais ágil você atinge a capacidade de improvisação, tem maior confiança para resolver conflitos. Seja curioso!

Na onda de evitar o uso de sacolinhas de plástico, eu fiz a minha própria versão de sacola. Os supermercados vendem as suas, mas eu não gosto de sair por aí carregando a marca de qualquer um, além de achar que com a propaganda que eles vão ganhar e baixo custo das sacolas, eles deveriam dá-las aos seus clientes, pois representa economia e um marketing positivo para eles.

Mas enfim, foi divertido fazer a minha própria versão. A intenção era dar um aspecto rústico e divertido, com tecido, tesoura, linha (para crochê), feltros coloridos e agulha, fiz 4 delas, uma para mim e outras 3 para presentear os amigos.

Sacolas
Mas você pode começar por algo mais simples, se você nunca cozinhou, que tal pedir aquela receita que a sua mãe faz e você adora, e tentar fazê-la? Conseguiu fazer? Está parecida com a dela? Que tal fazer suas alterações na receita e descobrir novos sabores?

Não quer se aventurar na cozinha? Pode ler um livro, muito diferente daqueles habituais que você lê, e se não gosta de ler livros, que tal se desafiar a ler um?

No livro O poder da inteligência criativa do Tony Buzan (responsável pela sistematização dos mapas mentais), ele abre a introdução com um teste para saber se você é criativo ou não.

O teste consiste de 14 perguntas, que você deve refletir e responder a si mesmo, com sim ou não, contabilize a quantidade de sins e nãos:
  1. Você “sonha acordado”?
  2. Você planeja cardápios e cozinha para si mesmo, para a sua família ou amigos?
  3. Você mistura e combina cores, tecidos e acessórios ao comprar roupas para criar um estilo próprio?
  4. Você gosta de diferentes tipos de música?
  5. Você lembra com prazer pontos altos da sua vida, por exemplo, períodos especiais que passou com amigos, grandes momentos desportivos, férias inesquecíveis, algum “fracasso” ou vitória importante?
  6. Você fazia muitas perguntas quando era criança?
  7. Você ainda faz muitas perguntas?
  8. Você às vezes se encanta diante da complexidade ou da beleza das coisas e procura saber como isso funciona/foi feito/aconteceu/surgiu em sua vida?
  9. Você tem fantasias sexuais?
  10. Você tem em casa jornais, revistas ou livros que prometeu a si mesmo que leria, mas ainda não encontrou tempo para fazê-lo?
  11. Há outras coisas em sua vida que você prometeu a si mesmo que faria ou realizaria, mas ainda não tomou a decisão de concretizá-las?
  12. Você é movido ou estimulado por espetáculos excepcionais nos campos da música, dos esportes, do teatro ou das artes?
  13. Você diria “sim”, se eu, com uma varinha mágica de repente:
  • O tornasse um dançarino hábil, leve, esplêndido, capaz de surpreender a platéia em cada etapa da dança?
  • Desse a você uma voz igual à do seu cantor preferido, capaz de cantar praticamente qualquer canção, para sua satisfação pessoal e para prazer e diversão de outras pessoas?
  • Fizesse de você um artista competente, capaz de rascunhar em poucos instantes desenhos humorísticos, esboços, paisagens e retratos, e de esculpir tão bem que o próprio Michelangelo o consideraria um aluno brilhante?
  • Transformasse você num exímio contador de histórias e de anedotas, capaz de hipnotizar as pessoas com suas narrativas e de fazê-las rir a mais não poder com suas piadas geniais?
   14. Você está vivo?

Se você respondeu SIM a mais da metade dessas perguntas, você é por definição, Criativo.

Sem a Rotina resta a Eterna Curiosidade!
As perguntas referem-se a atividades que você pode experimentar para sair da rotina, mas não se prenda a elas, você tem a liberdade de escolha na sua mão, é só aprender algo novo.  «

3 comentários :

  1. gostei sim :) muito legal me acho uma pessoa criativa mais em certos pontos eu me perco fico presa em um castelo a rodeada de dragoes .. soltando fogo pelo nariz e urinado refreigerante .. ai fico na minha sem criatividade em alguns aspctos não sei oque fazer ou como fazer .. as vezes quando começo a fazer algo do tipo acaba me perdendo aii que tah minha criatividade evapora . oque faço para corrigir isso ?
    é normal ?
    é como se fosse algum tipo de fase chega mais depoi passa :(

    ResponderExcluir
  2. Eu to desesperado, eu escrevo musicas. Antes quando eu voltava pra casa eu via alguma coisa e começava a escrever, sem muitas dificuldades. Mas agora, eu sento, me concentro, perco horas sentado tentando desenvolver algo e nada! Faz um tempo ja que to tentando recuperar aquela criatividade que eu tinha, mas obrigado. Vou ver se isso ajuda

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião!