Qualquer atividade serve, estando ela fora da sua rotina será o suficiente para quebrar o raciocínio ao qual está habituado. Isso ocorre porque as atividades rotineiras mobilizam o lado esquerdo do seu cérebro, relacionado à razão, já os novos desafios mobilizam o lado direito, relacionado à criatividade e aos sentimentos.
Se você está preso a uma rotina terá mais dificuldades para lidar com imprevistos e emoções fortes.
O seu cérebro funciona sempre usando os dois hemisférios (esquerdo e direito), portanto o ideal é que você contrabalance-os, realizando atividades de rotina e adicionando uma novidade. Com esse equilíbrio você vai facilitar o seu processo de decisão, com o pensamento mais ágil você atinge a capacidade de improvisação, tem maior confiança para resolver conflitos. Seja curioso!
Na onda de evitar o uso de sacolinhas de plástico, eu fiz a minha própria versão de sacola. Os supermercados vendem as suas, mas eu não gosto de sair por aí carregando a marca de qualquer um, além de achar que com a propaganda que eles vão ganhar e baixo custo das sacolas, eles deveriam dá-las aos seus clientes, pois representa economia e um marketing positivo para eles.
Mas enfim, foi divertido fazer a minha própria versão. A intenção era dar um aspecto rústico e divertido, com tecido, tesoura, linha (para crochê), feltros coloridos e agulha, fiz 4 delas, uma para mim e outras 3 para presentear os amigos.
Mas você pode começar por algo mais simples, se você nunca cozinhou, que tal pedir aquela receita que a sua mãe faz e você adora, e tentar fazê-la? Conseguiu fazer? Está parecida com a dela? Que tal fazer suas alterações na receita e descobrir novos sabores?
Não quer se aventurar na cozinha? Pode ler um livro, muito diferente daqueles habituais que você lê, e se não gosta de ler livros, que tal se desafiar a ler um?
No livro O poder da inteligência criativa do Tony Buzan (responsável pela sistematização dos mapas mentais), ele abre a introdução com um teste para saber se você é criativo ou não.
O teste consiste de 14 perguntas, que você deve refletir e responder a si mesmo, com sim ou não, contabilize a quantidade de sins e nãos:
- Você “sonha acordado”?
- Você planeja cardápios e cozinha para si mesmo, para a sua família ou amigos?
- Você mistura e combina cores, tecidos e acessórios ao comprar roupas para criar um estilo próprio?
- Você gosta de diferentes tipos de música?
- Você lembra com prazer pontos altos da sua vida, por exemplo, períodos especiais que passou com amigos, grandes momentos desportivos, férias inesquecíveis, algum “fracasso” ou vitória importante?
- Você fazia muitas perguntas quando era criança?
- Você ainda faz muitas perguntas?
- Você às vezes se encanta diante da complexidade ou da beleza das coisas e procura saber como isso funciona/foi feito/aconteceu/surgiu em sua vida?
- Você tem fantasias sexuais?
- Você tem em casa jornais, revistas ou livros que prometeu a si mesmo que leria, mas ainda não encontrou tempo para fazê-lo?
- Há outras coisas em sua vida que você prometeu a si mesmo que faria ou realizaria, mas ainda não tomou a decisão de concretizá-las?
- Você é movido ou estimulado por espetáculos excepcionais nos campos da música, dos esportes, do teatro ou das artes?
- Você diria “sim”, se eu, com uma varinha mágica de repente:
14. Você está vivo?
- O tornasse um dançarino hábil, leve, esplêndido, capaz de surpreender a platéia em cada etapa da dança?
- Desse a você uma voz igual à do seu cantor preferido, capaz de cantar praticamente qualquer canção, para sua satisfação pessoal e para prazer e diversão de outras pessoas?
- Fizesse de você um artista competente, capaz de rascunhar em poucos instantes desenhos humorísticos, esboços, paisagens e retratos, e de esculpir tão bem que o próprio Michelangelo o consideraria um aluno brilhante?
- Transformasse você num exímio contador de histórias e de anedotas, capaz de hipnotizar as pessoas com suas narrativas e de fazê-las rir a mais não poder com suas piadas geniais?
Se você respondeu SIM a mais da metade dessas perguntas, você é por definição, Criativo.
As perguntas referem-se a atividades que você pode experimentar para sair da rotina, mas não se prenda a elas, você tem a liberdade de escolha na sua mão, é só aprender algo novo. «
Legau'z..
ResponderExcluirgostei sim :) muito legal me acho uma pessoa criativa mais em certos pontos eu me perco fico presa em um castelo a rodeada de dragoes .. soltando fogo pelo nariz e urinado refreigerante .. ai fico na minha sem criatividade em alguns aspctos não sei oque fazer ou como fazer .. as vezes quando começo a fazer algo do tipo acaba me perdendo aii que tah minha criatividade evapora . oque faço para corrigir isso ?
ResponderExcluiré normal ?
é como se fosse algum tipo de fase chega mais depoi passa :(
Eu to desesperado, eu escrevo musicas. Antes quando eu voltava pra casa eu via alguma coisa e começava a escrever, sem muitas dificuldades. Mas agora, eu sento, me concentro, perco horas sentado tentando desenvolver algo e nada! Faz um tempo ja que to tentando recuperar aquela criatividade que eu tinha, mas obrigado. Vou ver se isso ajuda
ResponderExcluir