sábado, 14 de fevereiro de 2009

Explore a Criatividade

Em minha opinião, as técnicas mais importantes para explorar a criatividade de sua equipe são as reuniões de brainstorm (tempestade de idéias) e os mind maps (mapas mentais).

São fáceis de se utilizar, e você pode utilizá-las nas mais variadas situações em que precise decidir ou mapear as soluções.

Eu gosto de utilizar as duas técnicas juntas, mas dependendo do objetivo podem ser utilizadas separadamente.


Brainstorm
Para que a reunião de brainstorm apresente bons resultados defina um foco, exponha claramente qual é o problema e não limite as soluções que possam surgir. Não devem ser criticadas ou debatidas as idéias que surgirem.

É importante que se consiga muitas idéias, inclusive você pode estimular idéias malucas. Adote um quadro onde possa desenhar um mind map com as idéias e suas ramificações à medida que surge, a visibilidade das idéias ajudará a manter o foco.

Numere as idéias para que seu time se motive a atingir números maiores de idéias a cada brainstorm.

Lembre-se de manter o clima animado, pois as pessoas devem se divertir nesse processo, a descontração e o riso aguça a espontaneidade das idéias.

Disponibilize materiais de apoio como flipchart, papéis, canetas coloridas, cada pessoa tem uma maneira de expor sua criatividade, caso surja um desenho, cole-o no mind map.


Mind Map

Um mind map nada mais é do que um diagrama onde você coloca um tema central e dele puxa ramificações daquele assunto, que podem ter suas próprias ramificações. A profundidade das ramificações será de acordo com o quanto você quer ser aprofundar no assunto.

Ele é uma forma de organizar o pensamento, compreender as particularidades de um problema, soluções ou idéias. Também pode ser utilizado para memorização.

Você pode utilizar figuras, números, códigos, colagens, palavras, tudo o que possa ajudá-lo a compreender os pontos principais da sua questão.

Mind map sobre como conduzir um brainstorm.
Clique na imagem para vê-la maior.

Mapa Mental de um Brainstorm

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!