sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Exercite a humanidade

"Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos." - Martin Luther King
Eu sempre cultivei o hábito de colocar as minhas decepções em um papel. Quando eu era adolescente algo que eu tinha escrito foi parar nas mãos de uma colega que abriu minha mochila, ela leu aquilo em voz alta e ridicularizou meus sentimentos diante da turma.

Não foi imediatamente, mas nos tornamos grandes amigas.

Talvez o que ela tenha ridicularizado nas minhas palavras fosse algo que ela compartilhasse secretamente comigo. Não é fácil encararmos nossas falhas, nossos sentimentos amargos, mas isso faz parte do que somos.

Ter sentimentos amargos, sentir dor, sentir-se fraco, não é vergonhoso, nem o fim do mundo, desde que você não prejudique ninguém, é seu direito chorar.

A pior coisa que alguém pode dizer nesse momento é que não se deve chorar, que isso é bobagem. Dizer tais coisas é como dizer que a pessoa não é digna de sentir a dor. Em minha opinião a dor nos fortifica, e senti-la nos prepara para todas as dificuldades. Não recomendo a ninguém tentar se anestesiar.

Pode ser que ao final do processo a pessoa descubra que não era nada. Mas enquanto dói se você quiser ajudar, abrace, e se for inevitável dizer algo, diga que entende. E se não puder entender, realmente não diga nada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!