quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Seu cérebro trabalha por você

Ontem eu pedi ajuda ao meu namorado, eu tinha uma questão sobre a minha carreira que estava me incomodando.

A princípio ele não entendeu nada, e por isso eu tive que falar sobre todas as variáveis que envolviam a questão, o que me ajudou a ver tudo com mais clareza também.

Ele foi atencioso na medida certa: ouvindo, palpitando, até que apresentou uma sugestão muito simples para a questão. Tão simples que eu não tinha me dado conta dela.

Isso me fez perceber que em certos momentos estamos tão envolvidos com a questão que não vemos as soluções mais simples, se isso acontecer com você converse com alguém de sua confiança e a solução pode surgir com muita facilidade.

Eu perdi dias me corroendo com a questão e a resposta estava tão próxima que eu não via.


No início da minha carreira, os programadores passavam noites em claro no Centro de Processamento de Dados, tentando encontrar soluções para bugs do sistema, eu como morava longe acabava indo para casa, dormia, e por muitas vezes sonhava com a solução. Quando não sonhava, assim que eu colocava as minhas mãos no código a solução surgia facilmente. Enquanto os colegas estavam exaustos, eu estava descansada e solucionava o problema.

Por que isso acontecia?

Muito simples, nosso cérebro é uma máquina poderosa, controla todo o nosso corpo. Se você quiser ter uma idéia de como é a nossa atividade cerebral, imagine que os 6,5 bilhões de habitantes do planeta ligam para os números de toda a lista telefônica de suas cidades ao mesmo tempo. Com certeza, nosso sistema telefônico entraria em colapso e as pessoas nem dariam conta de metade da lista telefônica até o final do dia, mas o nosso cérebro faz algo muito parecido através de suas interligações nervosas.

Viu como se considerar incapaz tendo um processador de informações dessa categoria faz de você um mentiroso?
Não perturbe. Gênio trabalhando!
Mas essa máquina poderosa precisa recarregar as energias, e isso acontece durante o sono, todas as funções de atividade do nosso organismo baixam a freqüência e o cérebro organiza tudo o que juntou durante o dia nas gavetinhas certas. Se você não dá esse tempo para o seu cérebro, será como se você tivesse roupas espalhadas pela casa toda, onde você não poderia saber o que está limpo ou não, nem se a roupa é mesmo sua. Ou seja, uma grande confusão.

É por isso que os bebês dormem tanto e aprendem muito rápido, com o tempo não precisamos dormir tanto quanto os bebês, na verdade com o avançar da idade dormimos menos, e até por esse motivo aprendemos com mais dificuldade na idade adulta. Entretanto, podemos contar com o auxílio de outros cérebros, não precisamos saber tudo, apenas perguntar a quem sabe. E se a outra pessoa também não souber, ela pode conhecer alguém que saiba ou ajudá-lo a pensar sobre o assunto.

Mais uma vez recorremos aos instintos onde a união faz a força.

O que é uma equipe se não a união de mentes brilhantes?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!