Um dos maiores problemas quando as empresas passam a adotar uma nova prática (CMMI, ITIL, CobiT, SOX, Família ISO, PMI, etc.) é o grau de radicalismo com que o fazem.
Quando começamos a falar sobre a necessidade de implementar um Sistema de Gestão de Qualidade baseado nas normas ISO 9001, um dos coordenadores mencionou uma experiência negativa em outra empresa, ele achava que o sistema não era útil e “engessava” o processo. Onde ele teve contato com o Sistema de Gestão de Qualidade era controlado, inclusive, o número de canetas que o colaborador tinha em sua gaveta, que era periodicamente investigada por um inspetor.
Esse radicalismo demonstra que o sistema foi utilizado de forma equivocada, se havia a necessidade de evitar desperdícios poderia ter sido aplicado com a filosofia 5S’s, ou encontrado meios mais inteligentes para evitar os desperdícios.
Infelizmente, muitos profissionais especializados na implementação das práticas, estão tão focados no teórico que não percebem as necessidades envolvidas, nenhuma das práticas diz “como” deve ser feito, são basicamente guias do que deve ser contemplado, e é exatamente por isso que essas práticas podem ser aplicadas em empresas com culturas e estratégias diferentes.
Outro erro comum é esquecer que o resultado da prática implementada será operado por pessoas, algumas delas viveram sob implementações equivocadas, e por isso têm uma opinião negativa. O que quer que seja que você implemente na sua empresa seja um software, uma filosofia, uma meta, uma prática, deve comunicar de forma transparente quais os benefícios e abrir um canal que esclareça as dúvidas.
Aquela máxima que diz que “em time que está ganhando não se mexe”, está profundamente arraigada no subconsciente das pessoas, qualquer mudança é apavorante, principalmente se elas desconhecem as intenções por trás dela, com isso abre-se um leque de possibilidades e conjecturas. Voilà, um novo monstro!
Mais uma vez notamos que pessoas e comunicação são dois fatores importantes para o sucesso.
Quando começamos a falar sobre a necessidade de implementar um Sistema de Gestão de Qualidade baseado nas normas ISO 9001, um dos coordenadores mencionou uma experiência negativa em outra empresa, ele achava que o sistema não era útil e “engessava” o processo. Onde ele teve contato com o Sistema de Gestão de Qualidade era controlado, inclusive, o número de canetas que o colaborador tinha em sua gaveta, que era periodicamente investigada por um inspetor.
Esse radicalismo demonstra que o sistema foi utilizado de forma equivocada, se havia a necessidade de evitar desperdícios poderia ter sido aplicado com a filosofia 5S’s, ou encontrado meios mais inteligentes para evitar os desperdícios.
Infelizmente, muitos profissionais especializados na implementação das práticas, estão tão focados no teórico que não percebem as necessidades envolvidas, nenhuma das práticas diz “como” deve ser feito, são basicamente guias do que deve ser contemplado, e é exatamente por isso que essas práticas podem ser aplicadas em empresas com culturas e estratégias diferentes.
Outro erro comum é esquecer que o resultado da prática implementada será operado por pessoas, algumas delas viveram sob implementações equivocadas, e por isso têm uma opinião negativa. O que quer que seja que você implemente na sua empresa seja um software, uma filosofia, uma meta, uma prática, deve comunicar de forma transparente quais os benefícios e abrir um canal que esclareça as dúvidas.
Aquela máxima que diz que “em time que está ganhando não se mexe”, está profundamente arraigada no subconsciente das pessoas, qualquer mudança é apavorante, principalmente se elas desconhecem as intenções por trás dela, com isso abre-se um leque de possibilidades e conjecturas. Voilà, um novo monstro!
Mais uma vez notamos que pessoas e comunicação são dois fatores importantes para o sucesso.
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