terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Laços de Confiança

Parece discurso decorado, todo CEO que se preze vai dizer que “pessoas são o nosso principal ativo”. Só que entre o dizer e o fazer existe um longo caminho, muitas vezes desviado, mas o discurso permanece o mesmo.

Quando chega o momento em investir em treinamento o discurso é esquecido, mas os líderes se esquecem de que quando não cumprem suas promessas o seu “principal ativo” foge em busca de uma falsa promessa mais rentável ou mesmo das poucas promessas reais, que felizmente estão crescendo.

Se há uma coisa que uma crise ensina é dar valor aos seus ativos.

O gerenciamento efetivo de talentos busca maneiras de atrair talentos, selecioná-los levando em conta potencial, uma vez selecionados os talentos precisam de incentivos que os comprometam, e o maior desafio é mantê-los comprometidos, esse é o diferencial que vai atrair muitos outros talentos.

Gerenciamento de Talentos
O que você como colaborador pode fazer para construir uma confiança recíproca entre você e sua empresa?

Você pode responder às pesquisas de clima organizacional honestamente, é comum notarmos que em uma empresa há um clima de desconfiança, mas após a aplicação de pesquisas a resposta dos colaboradores aponta que a empresa é perfeita para se trabalhar. Em geral, são pesquisas feitas por um avaliador isento, ou seja, o serviço é contratado pela empresa, justamente para obter resultados verdadeiros.

Fale nas reuniões e expresse suas convicções com firmeza. Não há nada pior do que a pessoa que não concorda com o resultado de uma reunião (da qual participou e não argumentou), ficar aos quatro cantos da empresa expressando suas opiniões, quando não expressou no momento onde teriam tido eficácia.

Se você for chamado para participar de algo antiético e desonesto, rejeite e comunique ao seu superior, ou esteja preparado para demitir-se. Você deve ter em mente que tipo de carreira quer construir e que valores você deseja manter, lembre-se que você é exemplo para os mais jovens na empresa e em sua família. Em que tipo de sociedade quer viver?

Aconselhe seu gerente contra ações antiéticas que irão prejudicar a imagem da empresa, querendo ou não você assina seu nome nas ações de sua empresa.

Quando seu líder lhe der liberdade para fazer seu trabalho sem supervisão constante, esteja preparado para tomar iniciativas. Respeita a confiança que ele depositou em você.

Mostre que você está interessado em aprender como o negócio de sua empresa funciona e deseja ajudá-la a obter melhores resultados.

Ganhe a confiança do seu líder tomando iniciativas que vão de encontro às necessidades dos clientes ou melhorando suas habilidades para lidar com novos desafios.

Dê aos novos líderes o benefício da dúvida. Deixe-os comunicarem seus planos antes de julgar que não vale a pena segui-los.

Se você se tornar um líder ou já é um líder, faça tudo o que está ao seu alcance para manter a confiança de seus colaboradores.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!