segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Corpo fala o que você sente

Se braço, nariz ou mão é letra, o conjunto forma palavra! (Pierre Weil)

Juntando as "palavras" pronunciadas pelo nosso corpo e a percepção delas temos um aprendizado, ou reaprendizado, uma vez que é natural do ser humano se comunicar pela linguagem não verbal e compreendê-la, mas por convenções sociais nós trocamos os códigos. Assim, é comum alguém perceber que estamos tristes e ao sermos indagados sobre nossa tristeza, dizermos que estamos apenas cansados.

Quando estamos em grupo a nossa linguagem corporal anseia por afirmar nosso "eu". Dessa forma, influenciamos o comportamento do grupo, e, também, somos por ele influenciados. Um ser humano isolado jamais poderia mostrar suas relações humanas completas.

O nosso "eu" não é limitado pela pele. As fronteiras do nosso corpo são invisíveis, e representam as distâncias ideais entre nós e os outros. Procuramos estar perto do que nos interessa, e longe do que nos desinteressa. Uma pessoa em busca de intimidade cede seus direitos territoriais, seja para abraçar ou para brigar.

Seguem algumas curiosidades do vocabulário prático da linguagem corporal:

Resistência passiva, teimosia
Resistência passiva, teimosia
Observe que o Ricardo (esquerda) inclinou-se quase tocando o queixo no peito, indicando que se opõem a uma idéia, as mãos cruzadas sobre o peito, indicam que tanto ele como o Jafé (direita) não pretendem aderir à idéia.

E ambos estão entrincheirados agarrando-se às pastas que seguram. Agora, observe os pés firmemente plantados no chão, se houvessem cadeiras, os pés estariam enroscados nelas, indicando que ninguém os arranca de suas posições.

O Ricardo esboça um leve sorriso, fingindo gostar da idéia, já que todo seu corpo diz o contrário.
Interesse/desinteresse
Interesse/desinteresse
Observe que eu (meio) e a Fabiana (direita) estamos interessadas na revista, estamos inclinadas na direção dela, é um interesse desinibido, pois eu levo a mão à boca numa clara demonstração de querer satisfazer meu "eu", provavelmente vou comprar uma peça da nova coleção.

Agora, observe o desinteresse do Andrécio (esquerda), o relaxamento do seu corpo, com as mãos soltas junto a ele, indicam que o assunto não merece sua atenção, e os pés cruzados que não concorda com nosso interesse feminino e futil (segundo ele, pois a coleção estava demais!).
Expectativa
Expectativa
Observe que as cabeças do Ricardo (esquerda), Datti (meio) e Andrécio (direita), estão inclinadas para frente, indicando interesse no assunto, as bocas em meio sorriso indicam que o assunto os agrada, os cotovelos apoiados que têm expectativas.

O Ricardo e o Datti estão de coração aberto, pois não escondem o peito do interlocutor (você) para o qual direcionam seus olhares. O Ricardo irá aguardar pacientemente, e acolherá a idéia de coração. Já o Andrécio sente uma certa agonia, demonstra ansiedade mordendo os dedos.
Submissão x Domínio
Submissão x Domínio
Observando a foto, podemos claramente identificar quem é o submisso. O que indica isso é a inclinação do rosto do Jafé (direita), não se permite nem olhar nos olhos de Datti (esquerda), colocando-se como um "não-alguém", impõe-se uma distância de Datti, o que também se revela uma distância social.

Enquanto Datti levanta seu rosto, colocando-se como o "Senhor", aquele que é servido, o peito estufado, é ele quem toma a decisão por isso coloca a mão sobre a bandeja.
Firmeza x Fraqueza
Firmeza x Fraqueza
Não existe nada mais eficaz na identificação da insegurança do que um aperto de mão. A firmeza é demonstrada nesse aperto de mãos entre o Jafé (esquerda) e o Andrécio (direita), eles se olham nos olhos, o peito estufado do Jafé indica que seu "eu" é firme, está seguro da situação, o aperto de mão firme, indica que não teme restrições.

Geralmente, aquele aperto de mão sem firmeza, demonstra displicência, desinteresse, acanhamento, receio e insegurança. A mão frouxa indica que a pessoa receia ser envolvida, geralmente está com o tórax curvado, indicando um "eu" fraco, e evita o olhar.

No que conhecer a linguagem do corpo pode ser útil?

Em uma entrevista de emprego, geralmente estamos sendo observados na nossa linguagem corporal também. É comum haverem mesas com tampo de vidro para que o entrevistador possa verificar quando cruzamos e descruzamos as pernas, cruzar as pernas com o pé apontando para a porta indica que o entrevistado está querendo fugir, ir embora, pois não se sente à vontade com o que foi questionado.

Se você não quer ser esquecido enquanto espera, então não se sente, mantenha-se de pé onde possa ser visto pela atendente e segure as mãos por trás das costas, o que demonstra confiança; ou balance o corpo lentamente sobre os pés, o que demonstra confiança e controle.

Quando entrar em uma sala caso queira demonstrar segurança não hesite na entrada. Se hesitar ao entrar pela porta do seu chefe para pedir aumento estará fadado a não recebê-lo, procure não tropeçar ao entrar, também, será entendido como mais uma hesitação.

Quer criar vínculo com alguém? Espelhe sutilmente a linguagem corporal do outro.

Um comentário :

Expresse sua opinião!