quinta-feira, 21 de maio de 2009

Onde você estava há 10 anos?

Estava relendo um artigo que escrevi há uns 10 anos, intitulado “A Tecnologia da Informação e o cliente como aliado estratégico para competir na economia globalizada: novos desafios da Gerência de Informática”, apesar do título enorme, eu já defendia que a satisfação do cliente o torna um grande aliado para as empresas. Eu me apoiava em pesquisas que mostravam que apenas 10% dos clientes insatisfeitos reclamam, os outros 90% deixam de comprar e ainda fazem propaganda negativa dos produtos ou serviços.

O cuidado e a observância das necessidades dos clientes proporcionam crescimento a longo prazo. Fato quase sempre esquecido.

Eu também defendia a transformação dos funcionários em “produtores de idéias”, demonstrando inclusive que é mais barato investir em treinamento dos funcionários existentes do que na contratação de novos funcionários. Infelizmente, qualquer redução de custo nas empresas começa pela redução ou completa eliminação dos treinamentos, depois demite-se e contrata novos recursos com as habilidades necessárias, mas sem os vínculos de comprometimento que o funcionário sem o treinamento tinha.

Talvez eu tivesse uma veia visionária, pois eu também apontava a Internet como um novo palco dos negócios, o interessante é que há apenas um ou dois anos antes do artigo, eu tinha adquirido meu primeiro computador pessoal e fazia minhas primeiras incursões na Internet.

Tudo muda após uma década, menos os seus ideais.
Eu também lembrava que a Gerência de Informática devia estar atenta para dar o suporte adequado às empresas, pois as relações se dariam no âmbito mundial, e que o papel do gerente deveria ser o de um líder de “produtores de idéias”, tudo com interesse de conquistar aquele que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa: o cliente.  «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!