quarta-feira, 16 de março de 2011

A Língua Portuguesa nos Negócios

“Fora da língua natal ninguém respira amplamente - tudo o que existe vive da existência do verbo.”
Anne Noailles

Karol Józef Wojtyła,o papa João Paulo II, foi a minha influência pelo interesse em aprender línguas, eu ficava maravilhada por ele ser um poliglota, ele sabia falar os idiomas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polonês, sua língua natal.

Na minha adolescência, assim que li em uma reportagem sobre ele ser poliglota resolvi que também o seria. Na mesma época decidi ser freira, porém a minha mãe me convenceu de que eu não tinha vocação, sempre fui um tanto quanto contestadora, acabaria sendo expulsa. Mas poliglota eu poderia ser desde que produzisse netos (ainda não produzi nenhum, mas acordo é acordo, e um dia desses hei de cumpri-lo!).

Apesar de poliglota, estou ainda muito longe do conhecimento de todas aquelas línguas que o papa tinha, embora tenha interesse por todos os idiomas, e um apreço especial pelo meu idioma natal: o português.

A aldeia global nos convida a ter um segundo idioma, há uma corrida para aprender o inglês, ele é até cobrado para algumas vagas, mesmo que não venha a ser utilizado. Mas ninguém cobra o português, poucas empresas fazem testes, mesmo que seja uma redação despretensiosa.

Resultado: cada vez menos pessoas sabem utilizá-lo.

Devo cometer meus erros, não sou infalível, mas, em geral, eu o utilizo bem.

O nosso idioma é uma forma de expressão! Nas empresas é uma forma de comunicação poderosa. Imagine o desastre que seria um comunicado do presidente da sua empresa com dupla interpretação no texto ou sem nexo.

Pois bem, já recebi vários e-mails em que eu não conseguia entender o que a pessoa desejava, sem ter que ligar e perguntar. Estavam mal escritos. Nem usando meus super poderes de dedução eu pude decifrá-los. E eu não estou falando de operários semi-analfabetos, estou falando de pessoas com nível universitário. Por mais que as universidades não sejam responsáveis pela alfabetização, pressupõe-se que elas passaram pelo ensino primário e médio, respectivamente.


Na arte de modelar processos, um dos resultados apresentados é uma documentação dos processos. Portanto, essa documentação pode ser lida por todos na empresa, desde o mais alto escalão até o mais baixo.

A grande maioria dos analistas de processos considera preciosismo a preocupação com a qualidade da escrita. Eu julgo que ela é imprescindível, uma vez que procedimentos importantes podem ser mal interpretados, além do fato de que um texto mal escrito não causa interesse em ser lido, e gera descrédito sobre o seu conteúdo.

Seja você um analista de processos ou não, preocupe-se com a qualidade do que escreve. Muitas vezes, um cuidado simples, como ler o que foi escrito, resolve. Confiar demais no corretor ortográfico pode causar alguns constrangimentos, pois ele não distingue substantivo de conjugação verbal:
  • Após a análise dos termos... (neste caso o substantivo tem acentuação).
  • Analise os termos... (neste caso, a conjugação do verbo analisar não tem acentuação).

Para títulos utilize termos curtos, simples e que expressem uma idéia
(perdão, mas não consigo escrever idéia sem acento, parece que falta algo) geral do que será descrito.

Nos textos escreva parágrafos curtos. Um parágrafo deve desenvolver apenas uma idéia principal com várias frases, se necessário.

É melhor apresentar a informação relevante ou a idéia principal no início do parágrafo. A partir daí construa as frases, logicamente, e desenvolva a idéia.

Evite linguagem redundante.

Lembre-se de que a pontuação correta é importante para ajudar a compreender que se pretende descrever. O uso de vírgulas para fazer pausas no desenvolvimento de uma idéia, para classificar os elementos, ou para explicar ou esclarecer um ponto, é fundamental. Pontos finais são usados para alterar o aspecto no desenvolvimento da idéia principal.

Tenha em mente a ortografia correta.

Faça uso de listas e tabelas para organizar as informações.

Use termos que o seu público-alvo está familiarizado.

Consulte outros documentos para ampliar ou complementar as informações.

Use os sinais e os símbolos com os quais o seu público-alvo possa se identificar.

Muitas vezes, exemplos são indispensáveis para ajudar o leitor a entender o que pretende descrever. Entretanto, evite exemplos complicados.

Use pontos de enumeração e marcadores para gerenciar a hierarquia das informações.

Depois que terminar de redigir o documento, sempre o leia novamente com cuidado para verificar se há erros. Uma boa prática de revisão é ler as primeiras linhas de cada parágrafo para extrair as principais idéias e verificar se é isso que se pretendia explicar.

E para finalizar, para escrever bem, deve-se ter o hábito de ler. Agora mãos à obra e pratique! Não tenha preguiça para se expressar. «




5 comentários :

  1. Interessante. Voce apenas vem dizer o que sempre digo aos meus alunos. Crie o hábito da leitura, assim, irá melhorar e saber como expressar melhor suas idéias. Afinal, a comunicação humana é necessária. Entre, uma virgula, ponto e virgula e o ponto final, podemos mandar para o corredor da morte um inocente. Fico aliviado por não existir a pena de morte no Brasil.

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  2. Olá..
    Meu Deus!! Que blog maravilhoso, eu amei esse lugar, PARABÉNS.
    Eu estou lendo todos os posts, no momento eu estou lendo o post "radio-peão", eu sou nova nesse mundo da análise de processos, sou programadora mas quero sair desse mundo "fechado" dos códigos fonte, quero interagir com pessoas, fazendo uma pesquisa na net descobri o seu blog e estou lendo tudinho, muito obrigada pela avalanche de conhecimento e experiência que você está compartilhando.
    Beijinhos Nuri.
    ps: eu também tenho um blog, mas é sobre decoração (hehe), que é uma das minha paixões, se tiver um tempinho passa por lá...

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  3. Oi, Krika!!!
    Também considero a escrita super importante para uma boa comunicação...me choco, muitas vezes, com o que vejo escrito por aí.
    Parabéns pelo seu blog e obrigada pelas informações que ando encontrando por aqui!!
    Um forte abraço!!
    PS. tb tenho dificuldade em escrever ideia!!! rs prefiro o jeito antigo!

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  4. Olá, Krika.
    Não acredito que encontrei uma pessoa tão coesa e regada de argumentos para tratar deste assunto: a comunicação, em especial a escrita, e sua interação nas carreiras de T.I.
    Estou perplexo porque, até minutos atrás, achava meu ideal totalmente deslocado do mercado.
    O seu blog irá suprir muitas dúvidas minhas: sou novo, faço faculdade e tenho muito o que aprender com quem já está do lado de fora.
    Continue escrevendo o que meus olhos querem devorar.
    Parabéns.

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  5. Olá Krika,

    Você trabalha ou conhece alguém para uma consultoria em análise de processos?

    Obrigado.

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