domingo, 29 de julho de 2012

Tempo é dinheiro: Tem 5 minutos aí?

Quando se convida um colega de trabalho para almoçar, marcando o horário com antecedência, ele ou ela, inevitavelmente, na hora marcada precisará de mais 5 minutos para mandar um e-mail, e pior, esses 5 minutos facilmente se tornam meia hora.


Uma reunião começará 10 minutos mais tarde, por conta de um telefonema ou e-mail de última hora por parte de um ou mais convidados. E a mesma reunião se prolongará por mais meia hora, invadindo o horário da próxima reunião. Tudo em nome de mais 5 minutos.


Deixar os outros esperando, não importa qual a desculpa, demonstra um profundo desrespeito, você perde a confiança das pessoas quando as desrespeita dessa maneira.


Respeitar o tempo das pessoas é também valorizá-las, como gestor ou não, procure:

  • Não chegar tarde a reuniões, incluindo aquelas com seus familiares e amigos.

  • Especificar no início da reunião quanto tempo dispõe para ficar, para que os pontos cruciais sejam abordados, e se predisponha a responder mais tarde pontos particulares da reunião, desta forma, ficará no controle do tempo e ganhará o respeito das pessoas presentes.

  • Não perder o tempo de vista. Eis um uso apropriado para o celular em reuniões: programe o alarme para 15 minutos antes do término da reunião, isso lhe dará tempo para endereçar os próximos passos.

  • Não subestimar o tempo das viagens, planeje-as com tempo suficiente para suas reuniões.

  • Não subestimar o tempo que uma determinada tarefa vai demorar, dessa maneira não precisa fazer com que seus colegas esperem por aqueles intermináveis 5 minutos.

Pontualidade nada mais é do que o respeito pelo tempo das outras pessoas, e de quebra é um modo eficaz de estabelecer um elo de confiança. «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!