segunda-feira, 30 de julho de 2018

O que se ganha com o mapeamento dos processos?


Um spoiler sobre o assunto: se sua empresa nunca mapeou os processos, ela já perdeu uma boa soma de dinheiro. 

O mapeamento dos processos lhe dá um mapa da sua empresa. Fazendo uma analogia com os mapas territoriais, se você sabe onde estão seus recursos naturais, quais são suas fronteiras, fica mais fácil destinar e até investir dinheiro nas áreas corretas.
Os principais benefícios do mapeamento são:

Identificação de papéis

Para gerenciar sua empresa com assertividade, nada melhor do que saber quem está encarregado pelo quê, sua equipe saber o que é esperado de cada um.
Um bom mapeamento dos processos irá identificar os responsáveis e que atividades devem ser executadas em cada parte do processo.

Solução de Problemas

O mapeamento do processo lhe mostrará os gargalos, revelando a origem dos seus problemas. Em geral, as empresas até conhecem seus problemas, mas dificilmente identificam a raiz deles.

Identificação e gerenciamento de riscos

Uma visão apurada das fronteiras e interações do processo, revelam também os riscos, como brechas para fraude e perigos para execução das atividades do processo.
Inserindo monitoramento nos pontos sensíveis do processo, pode-se gerenciar com eficiência os riscos que não podem ser eliminados completamente.

Resgate da Visão Geral do Negócio

Durante o crescimento de uma empresa, naturalmente ela acaba perdendo a visão do todo. O mapeamento do processo revitaliza a visão geral do negócio, e permite engajar as pessoas para trabalharem conforme o plano estratégico. Também há o alinhamento do que está sendo executado com os objetivos estratégicos traçados para a empresa, em todos os níveis da empresa.
Ou seja, todos sabem onde e como alocar sua energia para atingir os resultados esperados.

Aplicação de melhores práticas

Após o mapeamento do processo, ele pode ser melhorado, considerando todo o conhecimento adquirido e as melhores práticas podem ser aplicadas, como legislação correta, plano estratégico da empresa, regras e procedimentos adotados para lidar com gargalos e deficiências encontradas no processo. « 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!