quarta-feira, 1 de agosto de 2018
Como mapear seus processos?
Identifique o processo a
ser mapeado
Sei que você está ansioso para mapear
todos os processos da empresa, mas como primeiro passo você precisa escolher
apenas um deles para ser o piloto. O mais crítico? Não exatamente. Escolha por
um dos seguintes critérios:
· Estratégico: A partir de uma revisão estratégica, escolha
um processo que faça parte dessa estratégia e dos objetivos da empresa, assim
você garante o sucesso dessa iniciativa.
·
Foco no Cliente: Selecione um processo que possa corrigir
problemas ou ineficiências e o resultado será visível para os clientes, além de
garantir maior satisfação por parte deles.
· Reativo: Escolha um processo que apresenta falhas ou
tenha um desempenho abaixo do esperado, você encontrará o gargalo e poderá identificar
e corrigir o problema.
Junte um time adequado
para a tarefa
Mesmo que você seja o dono da
empresa e a conheça como a palma da sua mão, essa tarefa precisará da
contribuição de seus colaboradores, principalmente daqueles envolvidos diretamente
com a execução. Eles vão lhe surpreender com soluções simples e acessíveis.
Outro ponto positivo é que eles
vão comprar a iniciativa e disseminá-la para os demais colaboradores. Garanta
que eles conheçam os objetivos a serem alcançados para que realmente abracem a
causa.
Reúna o máximo de
informações
Reúna as informações necessárias,
como tarefas executadas, quem faz o quê, quando e como, e todos os detalhes relevantes
do processo. Quanto mais informação melhor, é preferível ter que filtrar
informações do que ter que parar novamente os colaboradores em busca de algo
que esteja faltando.
Por falar nisso, no levantamento
de informações uma prática muito importante são as entrevistas, nas quais são
levantados também problemas e oportunidades de melhoria.
Tenha em mente que as pessoas são
muito importantes para o entendimento e melhoria do processo, portanto não esgote
essas pessoas com longas e infindáveis entrevistas. Seja direto, objetivo e
respeite o tempo delas. Entrevistas com mais de duas horas de duração são improdutivas,
as pessoas ficam incomodadas e perdem o foco.
Faça o mapeamento AS-IS
É importante fazer um mapeamento
AS-IS (como o processo é operado atualmente), com todas as suas ineficiências. Assim
ficará claro para todos no mapeamento TO-BE (o processo com as melhorias) quais
mudanças serão implementadas.
Uma vez que o processo é
melhorado, perde-se a referência de como estava e o que de fato mudou, pois, algumas
mudanças apesar de representarem resultados significantes, são sutis, como: a
inversão da ordem de execução de tarefas, remoção de uma atividade que não
produzia resultado, ou a adição de uma atividade de verificação.
Seu mapeamento deve apresentar tarefas
(cada etapa do trabalho), fluxos e gateways (conexões entre as atividades e a
direção que seguem), eventos (gatilhos que iniciam, direcionam ou encerram o
processo), e participantes (papéis envolvidos na execução), que formam o
processo.
Identifique e monitore
Melhorias
O mapeamento do processo não
conclui seu trabalho. Ele lhe fornece informações visuais claras de como está
(AS-IS) ou como ficará (TO-BE) seu processo.
Ele precisa ser validado pelos
entrevistados e pela direção da empresa, para que possa ser implementado o mapeamento
TO-BE.
Seja qual for a iniciativa que
desencadeou o mapeamento do processo, ele precisa ser monitorado. É através
dessa prática simples que melhorias serão continuamente inseridas no processo.
A melhoria não precisa, e na
maioria dos casos, nem deve, ser totalmente aplicada ao processo.
Esse, na verdade, é o maior pecado
das empresas que investem em iniciativas como esta. Elas querem um processo
perfeito à prova de erros, e se esquecem que o colaborador que até ontem dirigia
um Fusquinha, ainda não tem a habilidade para dirigir uma Ferrari. Por esse
motivo a melhoria precisa ser aplicada em ondas. Os seus colaboradores precisam
se acostumar às melhorias.
Você pode achar que isso pode
levar uma eternidade, mas a partir da primeira mudança, assim que os colaboradores
sentirem que suas atividades ficaram mais simples, eficientes e seus resultados
mais palpáveis, eles próprios vão cobrar mais melhorias e em maior velocidade.
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