domingo, 23 de novembro de 2014

Comunicação Corporativa

Sabemos que nossa sociedade depende da comunicação, o que representa uma das razões porque atualmente a sociedade, os negócios e a própria tecnologia giram em torno da internet.

A finalidade da comunicação é eliminar confusões, insatisfações e desentendimentos, entretanto grande parte da comunicação empregada ainda parece ir contra sua finalidade  .

O que não se pode ignorar é que o bom uso da comunicação sempre produz resultados poderosos. Nos negócios sua presença verbal ou não verbal é usada para transmitir mensagens, promover produtos ou serviços e, ainda, compartilhar informação. A boa comunicação sempre estabelece uma relação de confiança.


Comunicação é a Alma do Negócio

Comunicação entre Negócios


Representa qualquer comunicação que é feita de um negócio para outro. Os relacionamentos desse tipo são vitais para um negócio seja forte e bem sucedido, pois a relação com seus fornecedores e servidores de serviços pode ajudar a fortalecer a estratégia do seu negócio.

Comunicação com Funcionários


Representa qualquer comunicação corporativa que seja informação, correção ou encorajamento. A maioria das empresas deixa este tipo de comunicação com o departamento de recursos humanos para dar maior clareza e promover a execução eficaz. Esta comunicação é crucial para evitar mal-entendidos e promover a unidade de pensamento e de processo em toda a organização.

Comunicação Interdepartamental


Uma das maiores deficiências de gestão nas corporações é a incapacidade dos vários departamentos para se comunicar de forma eficaz. Quando esta comunicação é ineficaz, ela afeta os clientes e os funcionários. É importante notar que uma falha de comunicação entre dois departamentos faz com que a empresa pareça incompetente internamente e externamente.

Comunicação Pública


A comunicação ao público é tipicamente realizada na forma de promoção ou publicidade e pode ser muito eficaz na geração de novos clientes. Outras formas de comunicação para o público são relações públicas, cobertura da mídia e declarações da empresa. Ao comunicar ao público uma empresa deve ter muito cuidado para garantir que a mensagem é adequada e está sendo compreendida. A comunicação pública deve ser simples de entender e não pode ter mensagens ocultas ou deixar o público confuso.

Comunicação Não Verbal


As empresas devem ter em mente que as escolhas que fazem representam o envio de mensagens não verbais a seus empregados e ao público.

Por exemplo, em 2004, a Starbucks se recusou a vender café especificamente para as tropas dos EUA, porque não concordava com a guerra no Iraque. Este tiro saiu pela culatra, porque a mensagem não verbal foi interpretada como "não apoiamos o nosso país".  

Internamente, quando um gestor incita ou promove o assédio moral, e o corpo diretivo não toma uma ação, os funcionários entendem que a empresa apoia o assédio moral e a exploração dos funcionários. Atualmente, mais do que em qualquer fase do passado, os funcionários têm redes de relacionamento que se estendem, inclusive, internacionalmente.

Ou seja, qualquer ação ou omissão da sua empresa irá enviar mensagens não verbais que podem depor contra a reputação do seu negócio. «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!