Sabemos que nossa sociedade
depende da comunicação, o que representa uma das razões porque atualmente a
sociedade, os negócios e a própria tecnologia giram em torno da internet.
A finalidade da comunicação
é eliminar confusões, insatisfações e desentendimentos, entretanto grande parte
da comunicação empregada ainda parece ir contra sua finalidade .
O que não se pode ignorar é
que o bom uso da comunicação sempre produz resultados poderosos. Nos negócios
sua presença verbal ou não verbal é usada para transmitir mensagens, promover
produtos ou serviços e, ainda, compartilhar informação. A boa comunicação sempre
estabelece uma relação de confiança.
Comunicação entre Negócios
Representa qualquer
comunicação que é feita de um negócio para outro. Os relacionamentos desse tipo
são vitais para um negócio seja forte e bem sucedido, pois a relação com seus
fornecedores e servidores de serviços pode ajudar a fortalecer a estratégia do
seu negócio.
Comunicação com Funcionários
Representa qualquer
comunicação corporativa que seja informação, correção ou encorajamento. A
maioria das empresas deixa este tipo de comunicação com o departamento de
recursos humanos para dar maior clareza e promover a execução eficaz. Esta
comunicação é crucial para evitar mal-entendidos e promover a unidade de
pensamento e de processo em toda a organização.
Comunicação Interdepartamental
Uma das maiores deficiências
de gestão nas corporações é a incapacidade dos vários departamentos para se
comunicar de forma eficaz. Quando esta comunicação é ineficaz, ela afeta os
clientes e os funcionários. É importante notar que uma falha de comunicação
entre dois departamentos faz com que a empresa pareça incompetente internamente
e externamente.
Comunicação Pública
A comunicação ao público é
tipicamente realizada na forma de promoção ou publicidade e pode ser muito eficaz
na geração de novos clientes. Outras formas de comunicação para o público são
relações públicas, cobertura da mídia e declarações da empresa. Ao comunicar ao
público uma empresa deve ter muito cuidado para garantir que a mensagem é
adequada e está sendo compreendida. A comunicação pública deve ser simples de
entender e não pode ter mensagens ocultas ou deixar o público confuso.
Comunicação Não Verbal
As empresas devem ter em
mente que as escolhas que fazem representam o envio de mensagens não verbais a
seus empregados e ao público.
Por exemplo, em 2004, a
Starbucks se recusou a vender café especificamente para as tropas dos EUA,
porque não concordava com a guerra no Iraque. Este tiro saiu pela culatra,
porque a mensagem não verbal foi interpretada como "não apoiamos o nosso
país".
Internamente, quando um
gestor incita ou promove o assédio moral, e o corpo diretivo não toma uma ação,
os funcionários entendem que a empresa apoia o assédio moral e a exploração dos
funcionários. Atualmente, mais do que em qualquer fase do passado, os
funcionários têm redes de relacionamento que se estendem, inclusive,
internacionalmente.
Ou seja, qualquer ação ou
omissão da sua empresa irá enviar mensagens não verbais que podem depor contra a
reputação do seu negócio. «
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