Um
conflito nada mais é do que um impasse entre duas partes, e a melhor solução
está na negociação.
O
grande dilema de qualquer conflito está no fato de que as duas partes acreditam
ter razão no que desejam e não aceitam ceder.
Foi assim com as duas mães que
pleitearam o mesmo filho ao Rei Salomão, e continua assim entre israelenses e
palestinos que ainda pleiteiam o mesmo território.
No primeiro pleito, o Rei
Salomão sentenciou dividir a criança ao meio, ambas as mães perderiam. Então, uma
das mães aceitou a sentença, e a outra abriu mão da criança. Foi quando o rei
mudou a sentença dando a criança à mãe que abriu mão dela, pois somente a
verdadeira mãe seria capaz de sacrificar seus desejos em razão do bem estar da
criança (se não conhece a parábola, leia na Bíblia Online 1Rs 3:16-28).
No segundo pleito, não existe
um árbitro em que ambas as partes confiem e respeitem, e, como as duas partes
não aceitam ceder só existe a saída da negociação, pela qual o mundo inteiro
aguarda com interesse.
Seja no Oriente Médio, na ONU,
no Palácio do Governo, na sua empresa ou na sua vida pessoal, na negociação para
solução de um conflito não podem ser ignorados os valores e crenças das pessoas
para determinar as alternativas.
Numa
negociação o mais importante é chegar à uma solução “win-win”, onde ambas as
partes saem ganhando. Para isso alguns valores e crenças devem ser considerados
na tomada de decisão:
Gerar resultados e não apenas obtê-los
Isso significa
que os processos precisam ser melhorados para obter resultados, dessa forma o
resultado promove inovações no processo, e proporciona projeções futuras.
É o
caso de ensinar a pescar ao invés de dar o peixe. Ao dar o peixe, o resultado
de calar a fome de uma pessoa é alcançado, mas só naquele momento; ao passo que
se a pessoa aprender a pescar ela nunca mais necessitará que lhe deem o peixe e
terá condições de alimentar a si própria e a mais pessoas, ou seja, a solução
gera resultado contínuo.
Equilibrar as motivações intrínsecas e extrínsecas, ao invés de dar foco apenas às extrínsecas
A
motivação intrínseca de uma pessoa vem da sua alegria de fazer algo, ela é
inata e libera a energia para melhorar e inovar os processos.
Já a motivação
extrínseca de uma pessoa vem do seu desejo por recompensa ou do medo de
punição, por esse motivo dependendo do ambiente de julgamento e policiamento pode
até se restringir a motivação intrínseca. É o caso de empresas em que o assédio
moral é amplamente praticado ou as regras causam insegurança e desconfiança nos
funcionários.
Ambientes
mais leves e alegres levam as pessoas a experimentar a motivação intrínseca,
bem como as pessoas que realizam as atividades às quais sentem-se adequadas.
Promover a cooperação
Isso
significa que se o objetivo não é ganhar, deve-se promover a cooperação ao invés
da competição.
Por
exemplo, se dois times de futebol jogam entre si, o objetivo é vencer, então a
competição faz sentido entre os times. No entanto, dentro de cada time o
objetivo é trabalhar em equipe, neste momento a competição dá lugar à cooperação,
onde os jogadores compartilham técnicas e aproveitam as habilidades de cada um
em táticas de jogo.
É
comum nas empresas promover competição entre seus vendedores para melhorar as
vendas, o que é uma tática equivocada, pois o objetivo desses vendedores deveria
ser de cooperar entre eles, compartilhando dicas e técnicas de venda, e não
competir entre eles, sufocando a cooperação e o compartilhamento de informações.
Um ambiente competitivo dissolve o espírito de equipe, o que representa um prejuízo
enorme para as empresas a longo prazo.
Otimizar o todo e não apenas uma parte
Uma
empresa é composta por processos, subprocessos, atividades e principalmente por
partes interessadas, algumas partes interessadas são investidores, clientes,
funcionários, departamentos, fornecedores, subcontratados, reguladores, a
comunidade e o meio ambiente.
Qualquer
tentativa de otimizar um desses componentes em detrimento dos demais, corrói
seriamente o desempenho geral da empresa. Por exemplo, quando os investidores
exigem um enxugamento do quadro de funcionários em um ano lucrativo, ou quando o
departamento de marketing exige maiores investimentos que poderiam ser melhor utilizados
na melhoria dos produtos.
Perceba
que esses quatro valores e crenças fornecem uma melhor perspectiva para negociar
sobre os conflitos e cria oportunidades para desenvolver soluções "win-win".
Perceba,
também, que o pano de fundo está no processo, que nada mais é do que a forma
como você, sua empresa, seu governo ou a sociedade em geral produz algo. Se o
seu processo é conhecido e melhorado conforme as necessidades e as
oportunidades que se apresentam, tendo por base esses quatro valores e crenças,
muitos conflitos são evitados. E, quando surgem, são solucionados com muito
mais facilidade. Transparência e agilidade, meu caro leitor! «
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