sexta-feira, 17 de abril de 2015

Querido, encolheram a empresa!

Toda empresa que nasce recebe como missão: o seu CRESCIMENTO.

Pergunta: - Como uma empresa cresce?

Resposta: - Ganhando o coração de seus clientes.

Pergunta: - Como se ganha o coração dos clientes?

Resposta: - Provando que seu produto ou serviço entrega valor.

As desculpas para não crescer são muitas: a economia do país é hostil, há pouco incentivo à inovação, tem a competição desleal das empresas informais, os impostos são altos, o custo dos serviços essenciais (água, luz, telefonia, internet, combustível) é alto e os serviços são falhos.

Casa de Valor do Negócio

Economia


A economia depende de fatores internos (a política do país) e externos (eventos internacionais). Nenhum dos dois podem ser controlados pela sua empresa, apenas monitorados para agir com flexibilidade diante das mudanças.

Incentivo


O pouco incentivo à inovação que vem basicamente de financiamentos, e depende em certa parte da contrapartida oferecida pela empresa. Uma empresa que ajuda a sociedade local, com empregos, melhoria de vida e outras questões sociais, frequentemente é privilegiada com incentivos. Em geral, as empresas não oferecem muito para a sociedade ao seu redor. Nem mesmo aquelas que estão recebendo algum tipo de incentivo. Quase sempre o incentivador precisa incluir a cláusula da contrapartida para que ela ocorra.

Vou dar um exemplo pessoal, eu prezo muito a economia local e a sustentabilidade, então quando vou comprar roupas eu aceito pagar um valor maior se a etiqueta indicar que foi produzido no Brasil, talvez poucas pessoas façam isso. Mas quando eu faço essa escolha eu estou ajudando a manter o emprego de brasileiros.

Outra coisa com que me preocupo é fazer compras em lojas da redondeza, vejo nisso uma forma de manter a criminalidade distante, se a minha região cresce a criminalidade diminui.

Atitudes como estas não me prejudicam e nem me deixam mais pobre. E, de forma modesta, eu ajudo minha região.

Portanto, uma empresa pode sim fazer escolhas racionais. A maioria das empresas faz suas escolhas pautada apenas em razões financeiras, a longo prazo pode ser um tiro no próprio crescimento.

Competição


Qualquer competição desleal deve ser combatida, se você paga seus impostos e contribui com a sociedade local, nada mais justo do que exigir seus direitos perante o poder público. Mas não se esqueça de que a concorrência lucra nas suas falhas. Então, preocupe-se em entregar valor ao seu cliente a um preço justo, ele saberá reconhecer sua qualidade.

Impostos


Desde quando eu consumia mamadeiras que eu ouço meus pais reclamando dos impostos, entretanto eles nunca deixaram de pagá-los. Já que não dá para se livrar deles, então nos resta cobrar que eles sejam utilizados ao que se propõem.

Serviços Essenciais  


Alguns serviços essenciais, podem e devem ser consumidos de forma sustentável. Em alguns casos, apesar do alto investimento inicial, ao longo prazo formas racionais de consumo trazem compensação financeira, além de prestígio entre seus clientes. Nossa sociedade está com sede de ser frugal.

Existem pesquisas sérias sobre a abundância de ofertas e o estresse que isso causa no consumidor, ele busca, na maioria das vezes, por simplicidade e agilidade. Por que não olhar para os próprios produtos que sua empresa produz e propor inovação e melhorias neste sentido?


Em suma, não encolheram as possibilidades de crescimento de sua empresa, basta rever seus processos e pensar fora da caixa. Verá que sobram possibilidades de crescimento.


“As ideias estão no chão, você tropeça e acha a solução”. (Refrão da música: A melhor forma – Titãs) «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!