Toda
empresa que nasce recebe como missão: o seu CRESCIMENTO.
Pergunta:
- Como
uma empresa cresce?
Resposta:
- Ganhando
o coração de seus clientes.
Pergunta:
- Como
se ganha o coração dos clientes?
Resposta:
- Provando que seu produto ou
serviço entrega valor.
As
desculpas para não crescer são muitas: a economia do país é hostil, há pouco
incentivo à inovação, tem a competição desleal das empresas informais, os
impostos são altos, o custo dos serviços essenciais (água, luz, telefonia,
internet, combustível) é alto e os serviços são falhos.
Economia
A
economia depende de fatores internos (a política do país) e externos (eventos
internacionais). Nenhum dos dois podem ser controlados pela sua empresa, apenas
monitorados para agir com flexibilidade diante das mudanças.
Incentivo
O
pouco incentivo à inovação que vem basicamente de financiamentos, e depende em
certa parte da contrapartida oferecida pela empresa. Uma empresa que ajuda a
sociedade local, com empregos, melhoria de vida e outras questões sociais,
frequentemente é privilegiada com incentivos. Em geral, as empresas não
oferecem muito para a sociedade ao seu redor. Nem mesmo aquelas que estão
recebendo algum tipo de incentivo. Quase sempre o incentivador precisa incluir
a cláusula da contrapartida para que ela ocorra.
Vou dar um exemplo pessoal, eu
prezo muito a economia local e a sustentabilidade, então quando vou comprar
roupas eu aceito pagar um valor maior se a etiqueta indicar que foi produzido
no Brasil, talvez poucas pessoas façam isso. Mas quando eu faço essa escolha eu
estou ajudando a manter o emprego de brasileiros.
Outra coisa com que me
preocupo é fazer compras em lojas da redondeza, vejo nisso uma forma de manter
a criminalidade distante, se a minha região cresce a criminalidade diminui.
Atitudes como estas não me
prejudicam e nem me deixam mais pobre. E, de forma modesta, eu ajudo minha
região.
Portanto, uma empresa pode sim
fazer escolhas racionais. A maioria das empresas faz suas escolhas pautada
apenas em razões financeiras, a longo prazo pode ser um tiro no próprio
crescimento.
Competição
Qualquer
competição desleal deve ser combatida, se você paga seus impostos e contribui
com a sociedade local, nada mais justo do que exigir seus direitos perante o
poder público. Mas não se esqueça de que a concorrência lucra nas suas falhas.
Então, preocupe-se em entregar valor ao seu cliente a um preço justo, ele
saberá reconhecer sua qualidade.
Impostos
Desde
quando eu consumia mamadeiras que eu ouço meus pais reclamando dos impostos,
entretanto eles nunca deixaram de pagá-los. Já que não dá para se livrar deles,
então nos resta cobrar que eles sejam utilizados ao que se propõem.
Serviços Essenciais
Alguns
serviços essenciais, podem e devem ser consumidos de forma sustentável. Em
alguns casos, apesar do alto investimento inicial, ao longo prazo formas
racionais de consumo trazem compensação financeira, além de prestígio entre
seus clientes. Nossa sociedade está com sede de ser frugal.
Existem
pesquisas sérias sobre a abundância de ofertas e o estresse que isso causa no
consumidor, ele busca, na maioria das vezes, por simplicidade e agilidade. Por
que não olhar para os próprios produtos que sua empresa produz e propor
inovação e melhorias neste sentido?
Em
suma, não encolheram as possibilidades de crescimento de sua empresa, basta
rever seus processos e pensar fora da caixa. Verá que sobram possibilidades de crescimento.
“As
ideias estão no chão, você tropeça e acha a solução”. (Refrão da música: A
melhor forma – Titãs) «
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