Como
em grande parte das empresas, mais cedo ou mais tarde, você vai cruzar com
alguém que deixa a desejar em suas atribuições. E, pior, você depende de que
essa pessoa realize a tarefa dela, de forma adequada, para que você tenha
sucesso na sua atividade.
É
neste momento que nasce a maioria dos conflitos corporativos, como as rixas
épicas entre departamentos, as maledicências de corredor e, até mesmo, boa
parte das ocorrências de assédio moral.
Por
incrível que pareça a automatização também resolve os conflitos de
responsabilidade.
Agilizada a comunicação no seu processo, fica
evidente que solicitações, demandas, aprovações, rejeições e todo tipo de
decisão no processo está diretamente vinculada a quem realizou a ação.
Com a
transparência (que resulta do processo automatizado), é inevitável que fique também
evidente para todos os envolvidos quem deixa de realizar uma tarefa, a realiza
de forma inadequada, ou ainda, fora do prazo determinado. Da mesma forma, quem
se destaca também aparece.
Como um
dos objetivos da automatização do processo é melhorar o seu desempenho, ao
detectar os executantes que estão prejudicando o desempenho do processo,
algumas providências podem ser facilmente tomadas:
- As pessoas participantes do processo devem ser treinadas e advertidas de que suas ações agora são monitoradas. Aliás, embora a execução do processo seja auto explicativa, o treinamento é sempre necessário, pois ele esclarece e habilita os executantes para atingirem seu potencial.
- O processo deve estar ajustado para que antes que o alerta chegue aos níveis superiores, o próprio executante possa corrigir suas falhas, através de mensagens de alerta disparadas no próprio portal em tempo real.
Seguramente,
muitos conflitos vividos em sua empresa desaparecem. Seus colaboradores ganham
motivos para mais confraternização e menos reclamação.«
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Expresse sua opinião!