quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Como definir as responsabilidades no seu processo

Como em grande parte das empresas, mais cedo ou mais tarde, você vai cruzar com alguém que deixa a desejar em suas atribuições. E, pior, você depende de que essa pessoa realize a tarefa dela, de forma adequada, para que você tenha sucesso na sua atividade.

É neste momento que nasce a maioria dos conflitos corporativos, como as rixas épicas entre departamentos, as maledicências de corredor e, até mesmo, boa parte das ocorrências de assédio moral.

Por incrível que pareça a automatização também resolve os conflitos de responsabilidade.

Agilizada a comunicação no seu processofica evidente que solicitações, demandas, aprovações, rejeições e todo tipo de decisão no processo está diretamente vinculada a quem realizou a ação.

Com a transparência (que resulta do processo automatizado), é inevitável que fique também evidente para todos os envolvidos quem deixa de realizar uma tarefa, a realiza de forma inadequada, ou ainda, fora do prazo determinado. Da mesma forma, quem se destaca também aparece.

Quem move seus processos são as pessoas.

Como um dos objetivos da automatização do processo é melhorar o seu desempenho, ao detectar os executantes que estão prejudicando o desempenho do processo, algumas providências podem ser facilmente tomadas:

  • As pessoas participantes do processo devem ser treinadas e advertidas de que suas ações agora são monitoradas. Aliás, embora a execução do processo seja auto explicativa, o treinamento é sempre necessário, pois ele esclarece e habilita os executantes para atingirem seu potencial.
  • O processo deve estar ajustado para que antes que o alerta chegue aos níveis superiores, o próprio executante possa corrigir suas falhas, através de mensagens de alerta disparadas no próprio portal em tempo real.

Seguramente, muitos conflitos vividos em sua empresa desaparecem. Seus colaboradores ganham motivos para mais confraternização e menos reclamação.«

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