sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Boas Maneiras nas Reuniões

Sou apenas eu, ou você também concorda que manifestações de boa educação tornariam o mundo melhor?

Tenho observado que nas reuniões empresariais é onde a falta de educação (em qualquer nível hierárquico) fica mais evidente, e prejudica a colaboração.

Vamos aos fatos!


Organize Reuniões Bem Sucedidas.


Demonstrações de má postura do Organizador: 

  1. Reuniões desnecessárias são convocadas.
  2. Reuniões são convocadas sem verificar a agenda dos participantes. 
  3. Sem um motivo urgente, reuniões são convocadas em horário de almoço e fora do horário de expediente, ou invadem esses horários. 
  4. Reuniões são convocadas sem antecedência. 
  5. Reuniões são convocadas sem pauta enviada previamente. 
  6. Reunião são realizadas em locais e condições inadequadas (iluminação inadequada, sem ar condicionado ou aparelho desregulado, sem acesso a toaletes e bebedouros, etc.). 
  7. Reuniões não respeitam o horário de início e término. 
  8. Reuniões com uso de recursos de multimídia, onde os equipamentos não foram testados com antecedência. 
  9. Os participantes não se conhecem e não são apresentados (pelo menos nome e cargo devem ser conhecidos por todos os participantes). 
  10. Ao final da reunião não agradece a participação de todos e nem endereça os próximos passos.

 Demonstrações de má postura do Participante: 

  1. Não é pontual, quando se atrasa não avisa ao Organizador. 
  2. Entra na sala de reunião sem discrição, fazendo algazarra e tumultuando o ambiente, deixando de cumprimentar os presentes.
  3. Participa da reunião demonstrando desinteresse: utilizando dispositivos móveis (notebooks, tablets, celulares, etc.) para verificar e-mails, navegar pela internet, ler/escrever mensagens de texto ou jogar paciência; fica ouvido música com fones de ouvido; ou mascando chiclete. 
  4. Interrompe outro participante, que esteja argumentando e ainda não finalizou seu pensamento. 
  5. Mantém conversas paralelas durante a reunião. 
  6. Distrai os demais participantes com seus tiques nervosos (fica batendo a caneta na mesa, faz ruídos sonoros com a boca, fica mexendo em papéis desnecessariamente, fica batendo os pés no chão, etc.). 
  7. Não se prepara para a reunião, a pauta deveria ser lida e os assuntos verificados com antecedência. 
  8. Traz convidados para a reunião sem avisar previamente pedindo permissão ao Organizador da reunião. 

Principais formatos de reunião

Palestra

Formato tradicional. Alguém apresenta um tema e o grupo, que possui algum conhecimento prévio, se expressa ao final.

Painel

Caracterizada por um orador, um moderador e painelistas que explanam suas visões sobre determinado tema, seguido de um debate sobre as ideias e posições.

Seminário

Uma sessão de aprendizado e não uma aula. Algumas pessoas expõem um tema. Um mediador preside.

Workshop

Palestra que propõem ideais e formas de concretizá-las, é dividida em duas partes, uma teórica e outra prática, para vivência e fixação do conhecimento.

  

As boas maneiras são importantes em qualquer lugar, mas nas reuniões elas garantem que todos estejam confortáveis e as interações entre os participantes fluam sem problemas. «

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