quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Como uma boa decisão é tomada?

Uma boa decisão é tomada a partir de boas informações e experiência para interpretá-las. E, sempre que possível, é amparada por lições aprendidas em situações similares.

Saber ouvir, admitir quando se está errado e mudar de ideia, também garante boas decisões.

Atualmente, com a aproximação global, onde o que acontece nos mercados internacionais, interfere e direciona o mercado local, os gestores cada vez mais são inundados por demandas que exigem decisões mais rápidas e menos equivocadas.

Na mesma proporção, é cada vez mais comum que um gestor seja abordado por um assunto, discutido em uma reunião ou por e-mail, em que ele ainda não tomou uma decisão, seja no período de uma semana, um mês ou meses.

Por qual motivo as tomadas de decisão são postergadas até que uma pressão ocorra?



Para que os gestores tomem decisões eles precisam se sentir apoiados, um clima de crítica e medo sufoca tanto a criatividade como a capacidade de assumir riscos. Sem o clima adequado, os gestores vão preferir o caminho, aparentemente, seguro, que minimiza os riscos de críticas, ou seja, postergam a decisão ou deixam que alguém as tome por eles.

Por esse motivo, grande parte dos gestores transferem as decisões para seus pares ou superiores. É quando um departamento deixa de corresponder ao outro de forma eficiente, ou as decisões táticas passam para a direção, que deveria estar se ocupando das decisões estratégicas. A empresa perde sua capacidade de resposta às mudanças de mercado. Um clima de desconfiança se estabelece, onde os gestores gastam muito tempo tentando culpar uns aos outros ou se justificando, em vez de se concentrarem no negócio.

Quando as decisões são tomadas nos níveis corretos da empresa, o Conselho de Administração e o corpo diretivo tomam as decisões estratégicas sobre os grandes investimentos e crescimento futuro; os gestores tomam as decisões táticas sobre como o seu próprio departamento pode contribuir com os objetivos globais de negócios; e, os demais funcionários tomam as decisões sobre a condução de suas próprias tarefas, respostas aos clientes e melhorias para prática de negócios.



Um clima, onde os gestores tomam decisões sem hesitação, é estabelecido a partir de processos claros e objetivos, onde todos reconhecem seus papéis e assumem suas responsabilidades.

Antes de mais nada, a empresa precisa estar munida com informações de boa qualidade. Nada de dados mascarados ou que permitam dupla interpretação.

Uma boa decisão é tomada quando se identifica seu objetivo; coleta as informações e ideias sobre o assunto; analisa-as, de forma a chegar a opções viáveis; caso estas opções não sejam suficientes, volta-se a coletar informações e ideias; senão, toma-se a decisão, escolhendo a melhor opção ou solução; tomada a decisão, comunica-se os envolvidos e a executa. Após a execução, apura-se o resultado, saber se a decisão tomada produziu bons resultados, ou não, é uma lição aprendida para situações similares no futuro, e, por fim, reporta-se o resultado, não há o que temer, quando há transparência nas ações.


As habilidades de tomada de decisão dos gestores podem ser treinadas, para que eles possam analisar as informações, levando em conta o apetite de risco da empresa. «

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