sábado, 18 de julho de 2009

Modelagem de processo de negócio: Tempos atuais

Anos 2000: Modelagem do processo de negócio

Os melhores princípios dessa proposta ainda sobrevivem na modelagem de processo, em escala menos drástica, menos brutal e mais gerenciada.

As lições foram aprendidas. A modelagem de processo pode cumprir e cumpre seu objetivo, mas deve ser tratada com todo o cuidado.

A chave está na implementação. Quando é conduzida e implementada de forma sensível e inclusiva, pode ser boa para a companhia, e seus colaboradores também.

Para desafogar a mão-de-obra afogar de questões administrativas, muita informação foi colocada em múltiplos bancos de dados, indicando que a modelagem de processos ainda é um grande negócio.

Como a modelagem dos processos, pode-se ganhar tempo para dar foco nas tarefas de “valor agregado” que dá autoridade e recompensas: como falar com os clientes e os ouvir, tomar decisões ou realizar tarefas em que se é bom, ao invés de negociar com o tédio e deveres sem sentido.

A modelagem de processos deve apoiar o crescimento da empresa e seus colaboradores.
A modelagem de processo de negócio em boas mãos é tão eficaz quanto qualquer outra ferramenta pode ser. Mas em mãos erradas ela pode sufocar e impedir uma organização e seus colaboradores de crescerem. Isso porque a ferramenta não produz os resultados – o que importa é como você a usa. «

2 comentários :

  1. Meu parabéns! Não consigo me expressar mais do que isso no momento. Sou analista de processos há 4 anos e nunca vi alguém definir tão bem essa área maravilhosa! Com certeza seu blog será visitado diáriamente por mim. Estava precisando renovar as teorias, métodos e técnicas.
    Foi uma aula!

    Obrigado!
    Att,
    Anderson Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Anderson! Isso me entusiasma a continuar escrevendo, estava praticamente desistindo de escrever, pois sentia uma sensação de que não causei interesse pelo assunto. Eu tenho interesse de que as empresas entendam o quanto conhecer seus processos é útil e rentável, e provocar nos profissionais da área um compromisso com as pessoas que fazem o processo acontecer, pois desse equilíbrio sempre resultam grandes resultados para todos os envolvidos. Muito obrigada por reavivar essa centelha em mim.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião!