domingo, 5 de julho de 2009

Qual o propósito da modelagem de processo de negócio?

Um diagrama de modelo de processo de negócio é uma ferramenta, ou seja, um meio para se atingir um fim determinado e não um resultado de desempenho por si só.

A saída final deve ser a melhoria na maneira como o processo do negócio funciona.

O foco das melhorias está nas ações que geram valor agregado ao negócio, ou seja, que melhoram o serviço e a experiência do cliente, além de reduzir tempo e esforço gastos.

Há dois tipos principais de modelos de processo de negócio:
  • Modelo as is or baseline (a situação atual);
  • Modelo to be (a nova situação pretendida).

Os quais são utilizados para analisar, testar, implementar e melhorar o processo.

O alvo da modelagem é ilustrar um processo completo, permitindo aos gestores, consultores e colaboradores melhorarem o fluxo e aperfeiçoarem o processo.

Os resultados da modelagem de um processo são essencialmente: acréscimo de valor para o cliente e redução de custos para a empresa. O que, conseqüentemente, conduz a empresa ao aumento de lucros.

Outras conseqüências secundárias que se alcançam com a modelagem de processo bem sucedida podem ser o aumento da vantagem competitiva, o crescimento no mercado, e a melhoria de moral e retenção de colaboradores.

Não há nenhuma regra absoluta para o escopo ou extensão de um modelo de processo em termos de departamentos e atividades cobertas.

Antes de destinar uma grande quantidade de recursos para a modelagem de processo uma consideração apropriada deve ser dada à utilidade e ao foco do exercício. Como? Através das seguintes perguntas:
  • A modelagem tem o potencial para produzir ganhos que justificarão o tempo e o esforço previstos?
  • A modelagem será estruturada de modo que as pessoas compreenderão suas saídas (não tão grandes e complexas que causem desânimo)?
  • As pessoas entendem porque nós estamos modelando os processos, e o “o que isso pode trazer de benefícios para elas”?

Como ocorre com outras ferramentas de gestão, não há nenhum ponto que produza um modelo fantasticamente complexo que ninguém possa entender ou usar, entretanto não se aconselha gastar centenas de horas analisando qualquer coisa que seja de significado relativamente menor para o negócio.

Convide seus colaboradores a embarcarem na melhoria dos processos da sua empresa e façam uma boa viagem.
A modelagem de processo de negócio é uma metodologia poderosa quando dirigida para as operações que podem tirar proveito da melhoria, e quando as pessoas envolvidas estão a bordo e são apoiadoras. «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!