sábado, 11 de julho de 2009

Modelagem de processo de negócio: Origens

As origens dos princípios de modelagem de processos de negócio têm raízes na idéia de divisão de trabalho na fabricação de Adam Smith (1723-1790) em "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações" (1776).

Originalmente, em uma indústria caseira, uma pessoa fazia um item do começo ao fim. Quando as fábricas se transformaram em norma, empregando muitas pessoas onde todos faziam os itens do começo ao fim, a prática provou-se demorada e ineficiente.

Adam Smith foi um economista e filósofo escocês, ele é considerado o pai da economia moderna e o mais importante teórico do liberalismo econômico.

1776: Especialização – “Divisão do Trabalho”

Com a divisão do trabalho, tornou-se necessário conhecer o passo-a-passo da operação.
Usando o exemplo de um fabricante de alfinete, Adam Smith discutiu que fragmentar o processo todo e criar tarefas especializadas (ou tarefas peculiares, como ele as chamou) simplificaria e aceleraria o processo como um todo.

Ele mostrou que se os estágios diferentes da fabricação fossem finalizados por pessoas diferentes em uma cadeia de atividades, o resultado seria muito mais eficiente. Nascia o processo de negócio! «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!