sexta-feira, 10 de julho de 2009

Modelagem de processo de negócio: Um olhar histórico

A busca pela padronização e eficiência em processos de negócio é antiga. Sua história foi caracterizada por impulsos de entusiasmo seguidos por desilusões, quando uma idéia da moda era despejada um pouco antes da próxima geração de metodologia de eficiência no processo, o que sempre fez com que o assunto parecesse mais emocionante a cada novidade.

Executivos, consultores e gestores de mudança foram demitidos por um impulso de melhoria (principalmente sobre lucros, mudança e honorários).

Daí o principal problema: as pessoas que realmente colocam as melhorias do processo em prática nunca se sentiram excitadas pelo conceito.

A agenda explícita sempre foi sobre o empregador e a organização enquanto o benefício para os empregados ordinários não era imediatamente óbvio no todo. Para a maioria dos colaboradores, uma iniciativa nova de eficiência se parece com mudança, trabalho duro e desconforto, ou seja, representa uma ameaça.

Notamos que os trabalhadores devem ser idealmente engajados, envolvidos e incluídos no início das iniciativas de processo. Como em outras iniciativas de cima para baixo e tendências através da história, a explicação mais comum para a falha na melhoria do processo é geralmente o mercado interno, implementação e seguimento pobres. Isso porque um modelo teórico para o sucesso previsto pelos executivos seniores (topo da pirâmide), raramente significa a mesma coisa para a base da pirâmide da organização.

A Modelagem de Processos de Negócio também tem uma história.
Nos próximos 8 artigos será feita uma revisão dos fatos históricos para entendermos qual é o potencial que a modelagem de processos oferece para o negócio, e onde ela falhou ao longo de sua história. «

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