domingo, 18 de janeiro de 2009

Pontos de Atenção

Dê a seus colaboradores uma meta e autonomia e eles vão longe.

au.to.no.mi.a sf. 1. Faculdade de se governar por si mesmo. 2. Direito ou faculdade que tem uma nação de se reger por leis próprias.[FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.]

Estamos na Era da Colaboração, se você ainda não se deu conta, saiba que o perfil profissional nas empresas de todo o mundo mudou.

Por exemplo, antes falar o Inglês era um diferencial, hoje é essencial, pelo menos para os profissionais que não querem ficar estagnados em suas carreiras. Goste dele ou não, o Inglês é o idioma mais usado nas transações comerciais e de negócio pelo mundo.

Sabia que muitos restaurantes em São Paulo, exigem o idioma para seus garçons?

E digo mais, o profissional que ficar de braços cruzados, cedo ou tarde vai ser colocado no mercado, já que, inevitavelmente, a empresa onde ele trabalha vai crescer ou desaparecer, em ambos os casos ele será descartado.
Por menor que uma empresa seja, ela conta com vários recursos que permitem competir com empresas do mundo todo, e não investir conscientemente em tecnologia e no aperfeiçoamento de seus colaboradores implicará na perda de oportunidades importantes.

Digo investir conscientemente, pois as empresas investem, porém muitas delas fazem isso da mesma maneira como eu compro um item novo de maquiagem: sem qualquer critério e muitas vezes por puro consumismo ou falta de planejamento. Assim como eu acabo com um batom que jamais vou usar ou uma mesma cor de sombra, elas acabam com um software ou sistema que não as atendem.

A diferença é que o meu prejuízo é menor e, de certa forma, um hobby.

Muitas empresas não sabem disso, mas estão literalmente jogando dinheiro fora. Não é porque todos os seus concorrentes estão implantando o pacote “X”, que ele é a melhor solução para ela. Hoje os dados são um ativo da empresa, e migrações de dados são processos de risco, portanto troca de sistemas , que implicam em migração de dados, devem ser realizadas com critério e planejamento.

Qualquer falha na migração pode acarretar a insatisfação de clientes e perda de contratos. Assim como seus documentos são importantes para você os dados são importantes para a empresa, e precisam ser protegidos e tratados, se um dado importante não pode ser perdido, também não pode ser obsoleto ou receber acesso indevido.

Atualize seu conhecimento, aprenda coisas novas, e seja um colaborador!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!