domingo, 25 de janeiro de 2009

Transmissões da “Rádio Peão”

A comunicação feita dentro das empresas pelos seus profissionais é chamada vulgarmente de “rádio peão”, ela tanto pode ser nociva como benéfica.

O que você precisa saber sobre ela é que nunca vai deixar de existir, pois as pessoas têm necessidade de se comunicar, e, também, que ela é muito mais eficaz do que todo o trabalho de endomarketing realizado atualmente nas empresas.

Na verdade, muitas das comunicações realizadas pela empresa vazam pela “rádio peão” em primeira mão, o problema é que com essa comunicação chegam também às interpretações dos seus divulgadores. E quando a mensagem chega pelos canais corretos, muitas vezes encontram os receptores contrafeitos.

Entretanto, existe solução para que essa comunicação seja benéfica sempre. Para isso é necessário identificar as conexões, encontrar as redes de relacionamento dentro da empresa. Escolhendo-se as pessoas que são ponto de contato expressivos, pode-se ter um alcance maior e mais eficaz para a mensagem que se deseja passar.

Uma empresa é formada por processos e a comunicação flui com eles. Portanto, comunicação é um fator importante a ser observado neles, pois sem ela não existe colaboração, fator determinante para obter os resultados esperados para o negócio.

Para obter resultados significativos é preciso ter uma comunicação clara, que é entendida e apoiada por todos. A comunicação deve sempre fluir, se ela ficar represada em algum ponto, significa de que daquele ponto em diante nada mais funciona de forma apropriada, criam-se barreiras.

Por isso empresas que teimam em manter a comunicação no alto escalão, tendem a se tornarem burocráticas, pois elas incentivam a distância entre o estratégico e o operacional. Uma vez definido o que fazer, deve-se iniciar o trabalho. Time is Money.
Toda estratégia tem prazo de validade, se qualquer fator envolvido mudar, a estratégia deve ser reavaliada e mudar também. Se a distância entre o estratégico e o operacional for muito grande, ou a estratégia chega inviável ao operacional ou torna-se ineficaz. E adivinhe, a “rádio peão” é estritamente operacional, com conexões no estratégico ou próximas dele.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!