segunda-feira, 13 de abril de 2009

Gestão por Processos

O sucesso da empresa depende de objetivos estratégicos, que visem também à satisfação do cliente, sabendo-se que ela depende do valor que é agregado ao produto que ele recebe.

O valor agregado ao produto é formado por custos, prazos, qualidade e reconhecimento da marca.

E, são os processos, quando bem gerenciados, que fazem com que toda a cadeia organizacional reúna os elementos, e tire deles o melhor proveito para que o seu cliente final esteja satisfeito e sua empresa obtenha os resultados esperados, ou até os supere.


Em uma gestão por processos o foco é o cliente, por isso o relacionamento primário sempre se refere a um cliente (aquele que recebe o produto do processo) e um fornecedor (aquele que fornece insumos para o processo), as decisões são tomadas por todos os participantes do processo, o que torna esse estilo de gestão participativo.

As decisões no processo são tomadas com base nas necessidades dos clientes, e como o processo é analisado levando-se em conta os papéis que executam as funções, o trabalho em equipe é ressaltado, portanto os resultados avaliados são os da equipe, além de que a cooperação e a comunicação direta são imprescindíveis para que o sucesso seja alcançado.

Os ganhos para a carreira dos profissionais envolvidos são significativos, pois se exige o desenvolvimento de novas habilidades, é dada autonomia aos participantes do processo e há o compartilhamento de responsabilidades.  «

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