quarta-feira, 1 de abril de 2009

O conhecimento está na comunicação

“E-mail é ruim, disse ele.
Eu gosto de falar com as pessoas, face a face.
Eu disse, a comunicação não está em seus olhos, em suas mãos ou em sua voz.
Está em seu coração, eu disse.
Claro que isso não a torna mais fácil.”

Robin Williams e John Tollett

Para aqueles que ainda resistem em utilizar os recursos virtuais como e-mails, messengers, navegação pela internet, ou mesmo os serviços de SMS dos celulares, eu posso dizer que são apenas novas formas de comunicação.

Como espécimes humanos, perseguimos o conhecimento e a comunicação.


Conhecimento

Em um passado, não muito distante, para se ter acesso ao conhecimento tínhamos que visitar as bibliotecas, e nenhuma delas era completa o bastante, mas se tinha uma grande coleção aguçava nossa curiosidade. Foi esse sentimento que levou o conquistador romano Júlio César a se curvar diante da biblioteca de Alexandria (a maior de sua época), muitos historiadores contam que foi ante Cleópatra, mas ela não era tão bela quanto inteligente, e sabia como ninguém explorar todos os recursos disponíveis.

Se ela estivesse viva nos dias atuais, com certeza teria usado também os recursos tecnológicos a seu favor. Na sua época, era uma poliglota (algo incomum para a realeza), falava com fluência os idiomas: grego, latim, aramaico, hebraico e fenício. Além de dominar a matemática, as ciências e artes cênicas. Por não ser tão bela, ela criou alguns cosméticos, abusava dos ornamentos, usando belas jóias e vestidos de tecidos finos, que lhe davam leveza e alongavam a silhueta. Nós mulheres devemos muito à Cléo!

Foi com os conhecimentos astronômicos adquiridos na biblioteca de Alexandria e com os astrônomos cedidos por Cleópatra que Júlio César criou o Calendário Juliano (46 a.C.), baseado na rotação do Sol, ele sofreu ajustes em 1582 d.C. onde foram retirados 10 dias do calendário para que ele ficasse novamente certo com o Sol.

A internet equivale a ter uma biblioteca de Alexandria (atualizada aos nossos tempos), na comodidade do seu lar, mesmo que você não possa ler todos os livros nela, pode encontrá-los e ter acesso a várias informações sobre eles, portanto não terá que fazer uma peregrinação por todas as bibliotecas em vão.

Com certeza Júlio César teria coletado informações dos locais que desejava conquistar e marcado todos eles no Google Earth®.


Comunicação

Antes de qualquer conhecimento nasceu a comunicação. Na nossa incansável busca por conhecimento a comunicação propiciou a nossa evolução intelectual.

Nossa comunicação é tão intensa que buscamos aprender outras línguas e até outras culturas para nos aproximarmos. A Cléo já sabia disso, não foi à toa que ela pediu que um de seus súditos a enrolasse em um tapete e o oferecesse como presente ao Grande César, parte da comunicação é chamar a atenção para ser ouvido. Dessa forma, ela inverteu a posição de César a seu favor: de inimigo a aliado.

Quanto mais aprendemos a utilizar a comunicação mais evoluímos como sociedade. Ao passo que quando falta comunicação proliferam os mal-entendidos, as guerras, o terrorismo, os sapatos atirados, a fome e a degradação humana.

A comunicação flui e harmoniza quando sentimos (de fato) o que transmitimos, causando interação com o receptor. Parte importante da comunicação é saber ouvir, não para poder falar no momento certo, mas para entender o que foi dito, e argumentar corretamente.


Não somos nós que mandamos mensagens ao espaço, na esperança que outra civilização responda que não estamos sós?  «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!