quarta-feira, 29 de abril de 2009

A sustentabilidade na TI

A TI tem aplicações em todos os setores do mercado. Portanto, até que ponto ela deve ser excessivamente técnica?

TI é a união de dois conceitos importantes tecnologia e informação, entretanto entre os dois o mais importante é a informação, pois a tecnologia é só o meio de obtê-la.

Mas quantos profissionais da área já se deram conta disso? Poucos. Eu ainda vejo profissionais da área não ouvindo os usuários de seus sistemas. É difícil melhorar a qualidade de algo quando não temos retorno do usuário, mas quando um usuário vai até um profissional de TI e diz: “eu quero um relatório X”. Ele está abrindo o canal para essa comunicação. Mas o que realmente acontece é que ou o profissional diz que não é possível criar o relatório ou cria sem averiguar a necessidade do usuário. Em ambos os casos, o usuário fica insatisfeito.

Se liga! Já ouviu falar em sustentabilidade? Devemos nos preocupar com o meio ambiente, por que criar mais um meio do indivíduo imprimir mais papéis?

Não se esqueça de que TI é a sua área, não a do usuário, ele precisa obter mais informações sobre um assunto, e pensa sempre em relatório, pode ser que a solução do problema dele envolva a criação de um sistema novo, você é o profissional que encontra a melhor solução. Dar o relatório a ele pode criar uma demanda por mais relatórios, e você corre o risco de não encontrar mais o seu usuário, perdido sob uma pilha de relatórios que ninguém mais sabe para o que servem.

Esse é um exemplo muito corriqueiro, de comunicação dentro de uma mesma empresa.

Mas não é porque você é um consultor que sua perspectiva muda, quando você levanta as necessidades do seu cliente, pode dar a ele soluções melhores. A conquista dessa credibilidade representa lucro para você e a empresa de consultoria que você representa.

Mais uma vez a palavra é sustentabilidade, ofereça serviços de parceiro, aquele que entende seu cliente e o ajuda a obter os melhores resultados.


Não me entendam mal, não estou dizendo que todos os relatórios devam ser eliminados, talvez repensados, face à fragilidade do nosso ecossistema. 

O que eu defendo é a paciência em ouvir o cliente ou usuário de forma a entender perfeitamente seu problema. Eu disse ouvir e não escutar, ouvir tem mais o sentido de solidariedade, de entendimento, o escutar é aquela coisa rápida, onde mentalmente você está fazendo outros planos ou se perguntando o que está fazendo ali.

Consciente das necessidades do seu usuário e do meio ambiente, que solução você poderia dar a ele?   «

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