domingo, 5 de abril de 2009

Reação em cadeia

O profissional que você é hoje começou a se formar no passado, e o profissional que você quer se tornar no futuro pode começar hoje.

Acho que você já deve ter ouvido de várias formas que a vida é feita de escolhas, portanto as relações que você cria pessoal ou profissionalmente, dependem delas. Quando falo em escolha, não falo apenas de escolher ganhar mais, ter mais poder, ser dono de coisas caras, mas de sentir-se bem com a escolha feita, e, principalmente, vivê-la sem ressentimentos.

É inevitável que a escolha traga alguns percalços, mas eles podem ser o seu saldo positivo no futuro.

Um episódio que aconteceu quando eu ainda fazia estágio na área de TI, determinou várias das minhas escolhas.

Tínhamos um treinamento, e a sala de treinamento estava trancada, um dos analistas perguntou: “Mas ninguém tem o backup da chave?”

Que backup é cópia de segurança eu sabia, mas não achei apropriado para ser usado ao se referir a um objeto físico, faz mais sentido para dados e software, naquele momento eu tomei a decisão que eu jamais seria um profissional que não soubesse me comunicar com o mundo exterior.
Existem muitos profissionais bons, mas que não sabem nada além daquele mundo em que vive, e nem sabem traduzir seus conhecimentos para as pessoas que desconhecem aquela realidade.

Hoje percebo que um profissional deve evitar certas atitudes que bloqueiam seu desenvolvimento. Muitos criam bloqueios profissionais, e não se interessam por nada que esteja além de sua área. Um profissional deve sempre buscar especializações dentro da sua área, mas o cruzamento com outras áreas traz um enriquecimento muito importante para o seu trabalho. Todos os profissionais que alcançam esse nível obtêm sucesso, pois descobrem novos nichos para sua carreira.

Outro bloqueio é o da imaginação, geralmente uma nova idéia ou novo produto não é perfeito na concepção, mas muitos profissionais olham para eles com um olhar de crítica, e logo os descartam. O que aconteceria se olhassem para o potencial ou para o que pode ser melhorado?

Toda idéia que é criticada, passa por um bloqueio emocional, faz com que seu idealizador se desmotive para novas idéias, cada vez mais as empresas pedem por inovação, querem em seu quadro de profissionais os mais capacitados, mas incentivam repressões e bloqueios, quando um líder não tem habilidades para extrair o melhor de seu pessoal.


O objetivo atual da empresa pode não comportar essa idéia nova, neste caso eu sugiro que tais idéias sejam armazenadas, algumas estão muito a frente do seu tempo, ou necessitam de uma lapidação. Todas as pessoas inovadoras possuem um leque de idéias, e não param na primeira. Alimente-as com a motivação adequada e vai se surpreender com o resultado.  «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!