sexta-feira, 10 de abril de 2009

Gestão de Portfólio de Projetos

Enquanto algumas empresas ainda tentam decifrar a gestão de projetos, outras perceberam que o problema pode ser ainda mais amplo quando mais e mais projetos se cruzam.

A melhor maneira de lidar com esses problemas seria parar tudo e avaliar a situação, mas estamos falando de empresas que têm clientes esperando produtos e serviços na outra ponta, portanto parar tudo não é uma opção.

Já adianto que não resolve contratar um super líder, pois a mudança deve ser cultural e top-down, ou seja, todos os projetos devem estar alinhados com a estratégia da empresa, que funciona como linha mestra.

Para garantir que a matriz de todos os projetos esteja alinhada entre si e à estratégia existe a necessidade de uma gestão do portfólio de projetos.

Eu conheço esse olhar intrigado! Você deve estar se perguntando o que fazer já que tem dificuldade de gerenciar um único projeto, envolvendo prazo, qualidade, riscos, recursos, imprevistos, e agora terá que pensar além da estratégia, nos outros projetos que estão em execução ou em vias de.


Tenho uma boa e uma má notícia, começarei pela má: é isso mesmo, você precisa ampliar sua visão e estar atento a esses aspectos, provavelmente seus instintos já o haviam alertado, mas você estava ocupado demais com todas as dificuldades que a gestão de projetos encerra.

A boa notícia é que a gestão de projetos não deve ser complicada. Ela deve ser simples e fácil de entender, muitos gestores de projetos adotam milhares de controles, e perdem tanto tempo se embaraçando neles que se esquecem do projeto propriamente dito, comece com controles mais simples e assim que eles estiverem dominados, naturalmente sentirá necessidade de um novo controle ou a eliminação de algum outro que esteja obsoleto. E, ainda, estará em condições para se decidir por uma ferramenta que o ajude. Não recomendo que se decida por uma ferramenta antes de estar à vontade com a gestão de projetos.

Conheço muitos gestores de projetos que têm verdadeiro pavor de certas ferramentas, e as usam com um controle paralelo, ou seja, duplicam o trabalho desnecessariamente. Você tem duas alternativas, utilizar seu controle paralelo e esquecer o uso da ferramenta, ou aprender a usá-la. Em geral, elas são simples de utilizarem, mas é necessário ter os conceitos de gestão de projeto arraigados, sem eles é como tentar operar um aplicativo escrito em grego, você domina a técnica, mas não compreende o linguajar utilizado.

Admita que talvez você não domine a técnica ou a forma como ela é apresentada, e perceba isso como uma oportunidade de aprendê-la. Existe uma infinidade de cursos e bibliografia que pode utilizar com esse intuito, atualize-se. Aprender e reaprender são partes do seu trabalho. «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!