segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sua empresa decidiu implementar o ITIL, e agora?

Como eu disse no post anterior o ITIL é somente um framework, você deve estudá-lo e aplicar sua estrutura na sua empresa, sem que ela perca sua identidade.

O erro mais comum é o grupo de implementação trazer vícios ou estruturas de outra empresa (cuja estratégia era muito diferente) para dentro da sua empresa. Se compararmos uma empresa ao corpo humano, isso seria como realizar um transplante, sem os testes de rejeição ao órgão transplantado, sendo que o órgão que você tinha estava doente, mas poderia ser curado. Assim como na medicina essa prática é o último recurso, entretanto na maioria das empresas é o primeiro recurso utilizado, porque em um primeiro momento parece mais simples.

A empresa tem alguns objetivos a serem atingido, um deles é dar valor agregado aos seus serviços, portanto por trás do ITIL deve-se ter uma gestão de processos consolidada, nem sempre o grupo de implementação se preocupa com isso.

Outro ponto importante, entender o ambiente interno e externo do mercado em que a empresa atua. Você saberia responder algumas questões como:
  • Qual é a dependência da sua empresa em relação ás informações e à tecnologia? Se forem vitais, o que está sendo feito para proteger ou dar contingência às suas falhas?
  • A sua empresa reconhece a própria identidade? Ou está se comprometendo com mais serviços do que deveria?
  • Na sua empresa as responsabilidades são diluídas internamente? Ou delegar ainda é uma lenda?
  • Seus controles são eficientes?

Se você tem uma gestão de processos eficiente, o alinhamento estratégico não é mais uma preocupação. E todas as interferências e mudanças nos processos são realizadas de acordo com os objetivos estratégicos do negocio da sua empresa.

Há também a questão do alinhamento cultural, o seu pessoal deve ser preparado para as mudanças, o que envolve comunicação, dinâmica de relacionamentos e desenvolvimento de habilidades.


Creio que após pensar sobre essas questões você possa responder duas perguntas importantes:
  • Para onde sua empresa quer ir?
  • E onde ela está agora?  «

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!