O ITIL ganhou uma proporção nas empresas de prestação de serviços de TI, porque os executivos enxergaram entre os benefícios desse framework as palavras mágicas: redução de custos.
Só que o ITIL não é miraculoso, a redução de custos realmente ocorre, mas a longo prazo, antes é necessário mudar a cultura da empresa e das pessoas envolvidas, prover certos investimentos, que certamente serão recuperados a longo prazo, sem essa visão sua empresa pode estar jogando dinheiro fora, tentando fazer com que tudo aconteça de forma imatura e sem planejamento.
Vamos entender o que é um framework, é uma estrutura, ou seja, o ITIL precisa ter certas áreas de atuação bem definidas.
Isso equivale dizer que para jogar futebol, existem certas regras, essas regras são o que o ITIL fornece, mas para ser campeão o time tem que ter tática, saber explorar essas regras em seu favor e ter talentos específicos em cada posição, meticulosamente treinados para isso.
Assim como o time que é campeão, teve um corpo dirigente que investiu no treinamento e aperfeiçoamento de seus talentos, empenhou-se para que eles trabalhassem em sinergia, e teve certeza de que seus talentos soubessem bem qual eram o seu papel e as regras, apoiando-os e incentivando-os para obter o melhor resultado; a área estratégica da empresa também deve atuar dessa maneira.
E muitas vezes a vitória não vem na primeira temporada de jogos, pois o time precisa estar afinado com a estratégia do clube, o que o leva a aprimorar suas táticas buscando melhores posições.
Em outras palavras, sem trabalho não se tem campeões.
Minha sugestão para investir em ITIL é conhecer bem a empresa, saber se ela quer mesmo investir no longo prazo e se tem ciência do trabalho árduo e necessário que ela tem pela frente. Necessário, porque em muito pouco tempo, empresas despreparadas para as necessidades dos seus clientes serão rejeitadas. Se você ainda não se deu conta disso, os outros clubes estão se preparando para a grande temporada e você pode sair dela na primeira rodada. O árbitro é o cliente! «
domingo, 19 de abril de 2009
Como começar no ITIL
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