quinta-feira, 16 de abril de 2009

A rota dos indicadores

Para o sucesso de uma gestão por processos é preciso criar pontos de verificação e coletar indicadores, de forma a detectar alterações, deficiências e tendências na execução dos processos. O maior benefício dos indicadores é a melhoria contínua garantida pelo acompanhamento deles.

A minha sugestão é que você identifique os indicadores que deseja analisar. Se sua empresa ainda não tem essa cultura, aconselho que comece com poucos, mas estratégicos, ou seja, aqueles indicadores ligados aos maiores problemas identificados no mapeamento de processos.

Indicadores de DesempenhoCatalogue seus indicadores, especificando claramente os seus objetivos e como serão apurados, para que não ocorram erros na coleta deles provocada por equívocos.

Média Mensal dos IndicadoresEstabeleça uma rotina para a apuração dos indicadores, em geral um acompanhamento mensal é suficiente. Como os indicadores estão ligados às expectativas, gosto da relação planejado versus realizado, pois proporciona uma visão comparativa quanto ao real potencial da organização e o que era esperado dela.

Monitoramento do Indicador de DesempenhoTransforme os números em gráficos, a visualização deles concede um fácil reconhecimento situacional por todos os envolvidos. 

Dica: como as comparações de crescimento podem ser verificadas mês a mês procure manter o padrão gráfico, para não confundir os envolvidos, já que a constante troca de cores e formas pode dar a impressão de que os indicadores foram trocados.

Metas de DesempenhoDe acordo com os objetivos estratégicos, estabeleça metas por processo, área ou unidade de sua organização. 

Propor metas e prazos é a melhor forma de aumentar a produtividade e melhorar o desempenho dos processos.

Monitoramento da Meta de DesempenhoMonitore em quanto suas metas foram atingidas para definir melhor as próximas metas e o medir o desempenho dos processos.

Plano de AçãoCrie sempre um plano de ação para as deficiências detectadas, elegendo responsáveis para as ações que deverão ser tomadas, e monitorando o andamento do plano de ação até a sua conclusão e efetividade.  «

7 comentários :

  1. Este Software de Indicadores também esta disponível para download?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Larissa! É uma planilha em MS-Excel, ainda não coloquei para download. Bem lembrado, colocarei ainda esta semana. Grata!

    ResponderExcluir
  3. Como prometido, coloquei a planilha no item Downloads (coluna à direita) sob o título de Monitoramento de Indicadores.

    Grata!

    ResponderExcluir
  4. Oi Krika tudo bem?
    Me chamo Sérgio e me interessei muito em seus indicadores, mais tem um probleminha eles estão bloqueados, você poderia por gentileza me passar a senha para desprotege-los? Atuo na area de qualidade a 10 anos e meu cargo hoje na empresa que trabalho é de Gerente da Qualidade. Aguardo sua resposta. Meu e-amil é: sgsqualidade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Sérgio!

    Fico contente com o seu interesse pela planilha, e gostaria de saber exatamente que uso deseja fazer dela.

    Como ela é uma propriedade intelectual, para preservar seus aspectos, principalmente aqueles destacados no post, eles foram protegidos, mas nada que impeça o seu uso, basta a alteração dos dados, nas abas: Indicadores, Média_Mensal, Metas e Plano de Ação, pois os dados ali descritos são meramente ilustrativos. As abas Monitoramento_Indicador e Monitoramento_Meta são para demonstração visual dos indicadores e metas, descritos nas outras abas, e alterandó-se a sigla do indicador na caixa azul, mostra os gráficos específicos daquele indicador.

    Caso realmente precise de ajustes na planilha para uso profissional, ficarei contente em dar assessoria. Se for este o caso, pode entrar em contato novamente, por e-mail.

    Grata!

    ResponderExcluir
  6. ATENÇÃO!!!
    Por uso mal intencionado desta planilha, ela não está mais disponível para download.

    ResponderExcluir
  7. Oi Krika, pra variar sempre existe mal intencionamento dessas coisas.... será que vc poderia me passar via email ?
    meu email é: phconstantino@terra.com.br... Pois preciso começar a trabalhar com métricas, disponibilidades, indicadores e essa planilha iria me ajudar muito.
    Obrigado.
    Pedro

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião!