terça-feira, 28 de abril de 2009

Quem mexeu no meu bolo?

Um dos meus professores de Gestão de TI, 11 anos atrás, disse que “não há bala de prata, apenas um Zorro cercado por Tontos”, referindo-se a não existência de uma receita para gerenciar.

Realmente a receita não existe, podemos dialogar eternamente a respeito de práticas e conceitos, mas não existe uma maneira certa de colocar todos estes ingredientes na mistura que dará origem a bala de prata perfeita.

Existe uma distância considerável entre saber e fazer. Na verdade, todos nós sabemos o que é certo, porém na hora de fazer muitos de nós vamos nos atrapalhar.

Isso porque não basta planejar e torcer para que todas as ações certas ocorram sucessivamente. O resultado esperado não é atingido apenas porque você planejou as ações.

O problema mais comum dos gestores é exatamente acompanhar o que foi planejado, comumente vemos projetos naufragarem ou excederem seus prazos por pura falta de acompanhamento. Muitas empresas estão criando áreas específicas para controle de projetos, na verdade estão apenas envolvendo mais pessoas. Poucas estão obtendo sucesso, nessa pseudo-terceirização das atividades dos gestores.

Um gestor deve ser capaz de planejar e acompanhar seu projeto ou as ações que planejou até que o objetivo seja alcançado. O fracasso da maioria está exatamente em não ter objetivo claro.

Um amigo me perguntou: “Krika, por que eu tenho que preencher um plano sempre que inicio um projeto, se sei exatamente como ele deve ocorrer? Não é uma perda de tempo?”

E eu respondo: “Total perda de tempo.”

Não porque eu não ache importante o plano de projeto, ele é imprescindível. Mas se quem o está utilizando achar que é perda de tempo, algo de muito errado está acontecendo. Eu parto do princípio que nenhum documento ou ferramenta devam ser utilizados sem que seus usuários compreendam sua utilidade.

Um profissional que não compreende porque deve preencher um plano de projeto, vai preenchê-lo de qualquer forma, omitindo ou exagerando as informações. Qual o ganho disso para a empresa?

Nenhum, pois o objetivo de se preencher um plano de projeto é garantir projetos melhores conduzidos e que atinjam os resultados esperados.


Uma tentativa de usar uma receita, mas qualquer mamãe sabe que se você troca os ingredientes de uma receita ou se esquece de alguns deles ou não sabe a forma certa de bater as claras, pode alterar o sabor da receita terrivelmente. Essas mudanças só são bem sucedidas se você sabe bem para o que a receita serve, conhece bem os ingredientes da receita e os alternativos.  «

Um comentário :

Expresse sua opinião!