sexta-feira, 6 de março de 2009

Seja um Líder Congruente

Um líder deve ensinar pelo exemplo de sua vida e não pelo barulho que faz, portanto necessita ter princípios.

Se você quer ser um líder congruente, deve ter em mente que deve evitar as 7 situações que Mahatma Gandhi elencou como destrutivas para o propósito de melhorar suas intenções.
  1. Riqueza sem trabalho, que advém da manipulação destrutiva de pessoas ou coisas com intuito de obter vantagem, o que leva a corrupção.
  2. Prazer sem consciência, quando se sucumbi a auto-satisfação sem responsabilidade, afetando toda uma sociedade em pró de motivos egoístas. Lembre-se que a vaidade pode cegá-lo quanto aos seus pontos fracos.
  3. Conhecimento sem princípios, que equivale dizer que o conhecimento foi parar em mãos erradas, pois dele não se tira proveitos éticos. O conhecimento só é útil quando compartilhado com seus pares e equipe.
  4. Comércio e negócios sem ética, pois as situações comerciais devem ser justas e servir ao interesse de todos os envolvidos, inclusive do meio ambiente. Institua o “ganha-ganha” em suas relações comerciais e se surpreenderá com os resultados.
  5. Ciência sem humanidade, uma vez que a tecnologia deve servir a um propósito e não devemos nos tornar seus escravos. Para obter sucesso a tecnologia deve estar sempre ao nosso serviço e não o contrário.
  6. Religião sem sacrifício, crer em algo é também viver sob os princípios daquela crença, caso contrário torna-se uma ilusão. É imprescindível viver o que se acredita por mais difícil que seja.
  7. Política sem princípios, mais do que nunca se tornou preciso governar sob os princípios universais que regem a natureza das coisas. Um líder sempre respeita seus liderados.

Para chegar ao cume é preciso escalar a montanha

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!