quinta-feira, 19 de março de 2009

Sistemas Integrados

Dentre os processos gerenciais, as empresas deveriam se preocupar com 4 sistemas básicos: estratégico, tático, conhecimento e operacional.

Grande parte das empresas, principalmente aquelas que buscam competitividade, investe em sistemas de ordem operacional, que são aqueles ligados a produtividade, que facilitam o desempenho de suas atividades operacionais.

O número de empresas que se preocupa também com sistemas de conhecimento está aumentando à medida que investem em comunicação com seus clientes, principalmente por meio de internet, mas também por questões internas da empresa apoiada nas necessidades dos seus clientes. Muitas vezes os são seus clientes que alimentam os sistemas de conhecimento com suas preferências e opiniões espontâneas. Entretanto, os sistemas de conhecimento vão além, pois trafegam informações pela empresa nutrindo as áreas com a informação necessária.

Em número bem menor está as empresa que vão além e se preocupam com sistemas táticos, aqueles voltados para o controle e medição dos seus planejamentos. São sistemas onde se obtêm valores estatísticos dos processos internos da empresa.

E pouquíssimas empresas se preocupam com os sistemas de nível estratégico, onde são guardadas informações que são usadas em tomadas de decisão. Muitas empresas ainda tomam suas decisões baseadas apenas no feeling de seus executivos.

Esses sistemas devem ser integrados, muitas vezes as empresas preferem não integrá-los temendo que informações importantes sejam acessadas indiscriminadamente, mas um bom trabalho de segurança da informação com regras definidas de acesso garante o sigilo e confidencialidade de qualquer informação no sistema. Na verdade, atualmente a principal fuga de informações sigilosas se dá por falha ou descuido humano, muitos chefes cedem suas senhas a subordinados, ou porque delegou uma atividade sua, ou porque acha trabalhosa a forma como o acesso é disponibilizado.

Aqui, abro parênteses, muitas vezes o trâmite de liberação de acesso é complexo para se evitar acessos indevidos. Porém, a solução está na comunicação entre os dois lados da questão (administrador de acessos e usuário). Uma vez que os usuários usem suas próprias chaves de acesso, não as compartilhem, não as divulguem e troquem de senha periodicamente, e, por sua vez, o administrador de acessos divulgue as normas de segurança, clara e objetivamente, e trabalhe para promover caminhos menos burocráticos para liberação de acessos, todos os problemas serão minimizados.


Voltando a nossa questão inicial, assim como a empresa é um organismo vivo, para funcionar em sua plenitude é necessário que seus membros de apoio (estratégico, tático, conhecimento e operacional) interajam de forma integrada. Qualquer defasagem de comunicação entre os sistemas provoca perdas financeiras e até de talentos.

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