Em algumas empresas a demissão se tornou necessária, entretanto os critérios escolhidos nem sempre preservam os seus talentos. As empresas investiram em treinamentos, formaram bons profissionais e estão simplesmente jogando fora seus talentos construídos ao longo de anos, no futuro devem contar com novos investimentos em treinamento para os novos profissionais. Mas o expertise perdido jamais será recuperado em sua totalidade.
Acredito que uma boa maneira de avaliar as demissões é estipular um critério que preserve os investimentos feitos pela empresa. Independente da predileção, o líder deve avaliar o quanto o profissional é importante para a empresa, e não para ele.
Eu, pessoalmente, acredito que um bom critério pode ser aquele proposto por Jack Welch, onde você cria uma matriz simples, considerando 2 fatores básicos: se o profissional vive os valores da empresa e se entrega resultados.
- Os profissionais que acreditam nos valores da empresa e entregam resultados (quadrante 1), mantém-se, a demissão deles representa uma perda inestimável para a empresa.
- Os profissionais que acreditam nos valores da empresa, mas não entregam resultados (quadrante 2), em uma conjectura normal poderiam receber treinamento e ser dada mais uma ou duas chances a eles, neste momento de crise, é preciso avaliar a permanência deles de forma mais criteriosa.
- Os profissionais que não acreditam nos valores da empresa nem entregam resultados (quadrante 3), não há o que se pensar, seja em tempo de crise ou não, eles representam um prejuízo para a empresa.
- Os profissionais que não acreditam nos valores da empresa, mas entregam resultados (quadrante 4), representam sempre uma decisão difícil para a empresa, mas a permanência deles por longo prazo causa prejuízo, pois vão destruir gradativamente a crença dos demais nos valores da empresa.
Obviamente, que essas condições deveriam ser avaliadas ao longo do desenvolvimento da empresa, com avaliações de desempenho regulares, mas se sua empresa não se preocupava em avaliar o desempenho de seus profissionais, chegou o momento em que se torna imprescindível. Principalmente, para as empresas que querem permanecer no mercado.
Se tiver que demitir, demita com critérios definidos, você pode até chegar à conclusão de que talvez seja o momento de renovar seu quadro de colaboradores, caso detecte que tem uma margem elevada de colaboradores no quadrante 3, e não disponha de recursos para treinar os colaboradores do quadrante 2.
Entretanto, se esse for o seu caso, crie estratégias melhores, pois há fortes indícios de que não está vendendo os seus valores da empresa internamente, nem dando as diretrizes certas para os resultados desejados. Pequenos ajustes na estratégia produzem grandes resultados no operacional.
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