quarta-feira, 4 de março de 2009

Tecnologia da Era Digital

A crise econômica mundial que vivemos pode ser atribuída a diversos fatores, eu atribuo à transição das Eras Analógica e Digital.

Observamos que ao longo dos anos nossa sociedade incorporou novas tecnologias, na vida de pessoas comuns.

Com um simples celular uma pessoa consegue em poucos minutos: falar com uma pessoa, tirar foto de algo interessante, enviá-la para outra pessoa, acessar sua conta bancária, ouvir sua canção favorita, ler uma mensagem, enviar um e-mail, acessar sua agenda de compromissos, e tudo isso em movimento e a qualquer hora. E eu estou falando dos celulares mais acessíveis ao grande público.

Se uma pessoa comum tem toda essa mobilidade, imagine qual não deve ser a mobilidade de uma empresa, que reúne um grupo de pessoas. Se ampliarmos nossa percepção nós entendemos como o mercado borbulha com tantas outras tecnologias disponíveis, que permitem uma comunicação ágil com mercados internos e externos. Por isso mesmo, é absurda a velocidade com que um erro pode se propagar.

Assim como existem as pessoas comuns que não absorveram as tecnologias mais simples, também temos as empresas e toda uma sociedade com uma vasta tecnologia em mãos que não sabe como pode utilizá-la ou não a utiliza da forma mais racional.

No Brasil, até os criminosos descobriram na tecnologia uma forma de atingir a sociedade, tornou-se público que chefes do narcotráfico controlam suas atividades de penitenciárias, enquanto a polícia não consegue ter um cadastro único de criminosos.

Houve até uma discussão na mídia se as penitenciárias adotavam ou não vídeo conferências para promover o julgamento de presos de alta periculosidade.

E estamos falando de um país que adotou a urna eletrônica desde 1996. Se eu posso confiar que o meu voto vai ser respeitado com a utilização de tal dispositivo, por que não posso confiar que o preso terá um julgamento justo por vídeo conferência?

Isso acontece pelo choque de gerações, tem toda uma geração (aquela que ainda decide e que faz acontecer) que esteve muito mais presente na Era Analógica, com muito papel, caneta e burocracia. Ela desconfia que a aplicação de uma tecnologia possa realmente facilitar o trabalho, uma vez que ela está lidando com algo desconhecido.

Temos toda uma geração, que independente das questões de analfabetismo, viu-se forçada a votar eletronicamente, usar cartões bancários, usar celulares, apertar botões ao invés de girá-los. Eles conviveram grande parte de suas vidas com tarefas que os valorizavam, e vire e mexe sentem-se ameaçados pela tecnologia.

Enquanto que as novas gerações, inclusive as crianças, têm seu próprio celular, adoram apertar botões e têm muita facilidade em usar cartões bancários (os pais que o digam!).


Estima-se que um jovem de 20 anos já enviou 25 mil e-mails, fez 10 mil ligações em seu celular, gastou 3500 horas em comunicação online e outras 5000 mil horas em games.

São essas discrepâncias, o desequilíbrio entre o que a tecnologia pode produzir e o que ela realmente produz que causam maior probabilidade de uma crise.

Há uma legião de pessoas dizendo que a crise é uma oportunidade, na verdade ela torna-se uma oportunidade, uma vez que não restam alternativas que não sejam buscar soluções.

Uma vez que a Era Digital não pode ser revertida, apesar da dificuldade em aceita-la por alguns setores da sociedade, é inegável o progresso que ela nos trouxe.

Mas como em qualquer ocasião, o bom senso cai bem, não é porque a tecnologia facilita sua vida que vai deixá-la mandar na sua vida, ninguém precisa se tornar um leitor de e-mail compulsivo, e-mails de trabalho devem ser lidos em horário de trabalho, quando for imprescindível que o leia fora do trabalho, estipule horários. Assim como e-mails pessoais não devem ser lidos no trabalho, mas se for realmente necessário, reserve horários apropriados como o começo e o fim do dia ou o horário de almoço. 

Lembre-se que a tecnologia deve facilitar sua vida.

Tenho para mim que toda a comunidade mundial conscientiza-se de que as soluções para voltarem a crescer passam por utilizar melhor a tecnologia e resgatar a máxima de que ela facilita a vida. Espero que os governos invistam na modernização de seus setores para facilitar nossa vida.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!