segunda-feira, 16 de março de 2009

Sustentabilidade

Sustentabilidade é uma das palavras mais em voga atualmente, pois remete às empresas que se preocupam com o meio onde vive e sua permanência no mercado.

Mas não é um conceito novo, foi criado por volta de 1980 pela primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland. Isso mesmo há quase 30 anos! O conceito aparece no Relatório Brundtland da ONU, Nosso Futuro Comum, onde como uma das metas internacionais estava, entre outras propostas, o banimento das guerras.

Sustentabilidade foi conceituada como “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro”.

Mas por que todos concordam com o conceito e poucos o seguem?
Talvez por lidarmos melhor com o que está diante dos nossos olhos, por não acharmos o futuro tão próximo, ou pelo simples fato de termos dificuldade com pensamentos estratégicos. Nem todo mundo gosta de jogar xadrez, e se gosta não vê aplicação no mundo real.


Não dar atenção à sustentabilidade não é uma falha apenas de governos e empresas, mas de pessoas comuns também. Todo e qualquer desenvolvimento deveria ocorrer de forma sustentável.

A forma como se lidera uma equipe, a forma como se realiza um trabalho, a forma como se compra um bem, deveriam ser sustentáveis.
  • Um líder não deveria exigir um esforço extra de seus colaboradores se não consegue cumprir suas promessas, no futuro terá uma equipe desmotivada.

  • Um colaborador não deveria negligenciar suas tarefas, se no futuro essa negligência pode custar seu emprego e de seus colegas, ou o seu enterro em uma tarefa que não o satisfaz.

  • Um cidadão não deveria se comprometer com dívidas futuras sem calcular como poderá quitá-las, uma vez que no futuro terá também outras dívidas.

A sustentabilidade nada mais é do que uma forma inteligente de se programar para o futuro e deveria fazer parte de sua estratégia.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!