quinta-feira, 12 de março de 2009

Catálogo de Serviços

O ITIL na sua versão 3 dá boas diretrizes para tratar a criação, manutenção e retirada de serviços de operação.

Por incrível que pareça alguns executivos no afã de promoverem resultados, esquece-se de etapas importantes nesse processo, por isso é recomendável ter um Catálogo de Serviços. 


Estávamos em meio à criação de um Catálogo de Serviços, quando alguém me disse que já havia criado há algum tempo. Fiquei surpresa porque na empresa todos tinham grande dificuldade de elencar os serviços que oferecíamos. Inclusive, era motivo de uma dor de cabeça recorrente com a área comercial, uma vez que ela vendia mais do que oferecíamos. Essa era a maior queixa dos gerentes que tinham que mobilizar uma estrutura que não tínhamos para atender um novo cliente.

Ao averiguar o catálogo criado tive outra surpresa, ele foi criado para apenas um de nossos clientes, e, pior, ninguém tinha se dado conta disso, além de ser limitado, contava com alguns serviços que não eram exatamente foco das nossas operações.

Visto que o grau de maturidade na empresa não era suficiente para a aplicação de um Catálogo de Serviços com todas as mudanças no ciclo de vida do serviço, elaborei um protótipo de uma ferramenta, onde havia perfis de criação, uso, aprovação e retirada de serviços que seguiam algumas etapas mínimas para um Catálogo de Serviços.


  • Ao criar um serviço é preciso estabelecer as bases em que ele será operado, desenhando assim as bases contratuais dele, que levam em conta questões legais e éticas. 

  • Colocar o serviço em operação pode parecer simples, mas implica em comunicação interna e externa, a área comercial, seus colaboradores e os clientes precisam saber quais as vantagens do novo serviço e como ele será prestado.
     
  • A manutenção e a retirada dos serviços também precisam levar em conta o cliente que o usa, é preciso ter um acompanhamento de quem o usa e um plano de retirada gradual do serviço. Não se pode simplesmente extinguir um serviço, sendo que você tem contratos ativos. 

44 comentários :

  1. Boa noite Krika, vc não disponibilizaria um modelo deste seu catálogo criativo não?

    Carlos
    ibiura.krlos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Carlos, enviei a resposta ao seu e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia me enviar seu catologo também?

      assisu@mail.com

      Excluir
    2. Boa noite krika!

      poderia me enviar tbm?

      danilo.ciconelo@live.com

      Obrigado!
      Danilo.

      Excluir
  3. Achei muito interessante e inteligente seu modelo, poderia compartilhar?

    Antonio Cruz
    acruz@comgas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonio. Na coluna à direita tem um tópico chamado Catálogo de Serviços, você pode baixá-lo livremente.

    ResponderExcluir
  5. Olá Krika, Qual a senha do Banco de Dados? Está dando erro no: FRM_CARGA. Gostaria der ver o possivel erro e estar ajustando.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana Larissa!

    Obrigada por me alertar sobre o problema, eu não consigo replicar o problema na minha máquina, pois já tenho todas as referências usadas no projeto ativas.

    Em primeiro lugar, pode ser problema de versão, eu utilizei Microsoft Excel 2003 - SP3.

    Em segundo lugar, pode ser problema com as referências da macro, em geral essas referências estão ativas, caso não estejam você deve proceder da seguinte maneira:
    Entrar na planilha Catálogo de Serviços.
    Navegar no menu por FERRAMENTAS >> NÍVEL DE SEGURANÇA >> EDITORES CONFIÁVEIS
    Lá deve estar selecionados: Confiar em todos os suplementos e modelos instalados e Confiar no acesso ao projeto do Visual Basic.
    Salvar a planilha e entrar novamente.

    Caso você observe mais problemas, por favor me avise.

    Grata!

    ResponderExcluir
  7. Desculpe-me , no comentário anterior eu escrevi o caminho para navegar pelo menu errado, o correto é: FERRAMENTAS // OPÇÕES // SEGURANÇA // SEGURANÇA DE MACRO // NÍVEL DE SEGURANÇA // EDITORES CONFIÁVEIS.

    Acrescentei à pasta de download um arquivo LeiaMe.txt para que as orientações não se percam.

    Grata!

    ResponderExcluir
  8. Olá Krika, Eu fiz os testes em 3 versões do Excel = 2003 - xp e 2007 em ambas não funcionaram! Será algum erro especifico?

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa!

    Eu estou trabalhando em uma versão do Catálogo como software, como planilha é somente um protótipo para analisar a viabilidade do software. Como eu escrevi o post com as imagens dele, muitas pessoas solicitaram uma cópia para download. Você é a primeira pessoa a me relatar problemas, sem ter como replicar o erro fica difícil resolvê-lo.

    Pelo erro relatado (Erro de Compilação no Módulo Oculto) eu pesquisei em fóruns e eles dizem algo semelhante, que é problema de DLL, provavelmente falta algum suplemento na sua versão. Eu não gosto das soluções que eles dão de ficar desinstalando e instalando arquivos.

    Vou ver a possibilidade de criar um tutorial, dessa forma você não opera a planilha, mas tem uma idéia concreta do uso dela.

    Não é uma solução, mas alivia a curiosidade. Tudo bem assim?


    Grata.

    ResponderExcluir
  10. Krikra,

    Muito bom o template que vc usou para catalogo.É possivel compartilhar?

    davanr@gmail.com

    Muito obrigado.

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Claro! Tem um link para download no quadro à direita.

    ResponderExcluir
  12. Krikra, parabens pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos, se todos pensassem assim o mundo seria melhor. Ah! Quanto ao link para fazer o download do modelo eu não consegui achar, poderia me enviar por e-mail.

    Grato

    Ivan (ivan.souza@copel.com)

    ResponderExcluir
  13. Krika, parabens pela iniciativa em compartilhar seus conhecimentos, se todos fizessem assim muita coisa mudaria, né. Ah! Quanto ao link para o downloaddo modelo, eu não consegui acessar, você poderia me enviar por e-mail.

    Grato

    Ivan (ivan.souza@copel.com)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ivan! Esse link o encaminha para o local de download, lá clique sobre a pasta. De qualquer forma, passarei essa informação para o seu e-mail. Obrigada pela visita e interesse.

    ResponderExcluir
  15. ATENÇÃO!!!
    Por uso mal intencionado desta planilha, ela não está mais disponível para download.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!

    Krika você poderia compartilhar esse seu modelo de catálogo?

    Muito interessante.

    Obrigado!

    Carlos Alberto

    adm.carlos@ymail.com

    ResponderExcluir
  17. Krika poderia me responder pelo menos por e-mail?
    Agradeço!
    Carlos
    adm.carlos@ymail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carlos! Eu enviei-lhe um e-mail da primeira vez, explicando-lhe que por uso mal intencionado a planilha foi retirada para download.
    Atenciosamente,
    Krika.

    ResponderExcluir
  19. KRIKA

    Fiquei interessadissima nesse seu arquivo, sei que foi retirado pra download, mas preciso muito da sua ajuda.. estamos elaborando um novo catálogo de serviços e está sendo muito difícil, se for possível me enviar, agradeço.

    fernanda.moretti@serpro.gov.br

    ResponderExcluir
  20. Fernanda,

    Infelizmente, eu não vou mais disponibilizar o catálogo de serviços, eu fiquei profundamente chateada com o que houve, e se eu começar a abrir exceções eu vou estar sendo injusta com muitas outras pessoas, que certamente fariam bom uso dele também. Sei que também é injusto que muitas pessoas sejam privadas de uma informação por conta de 2 indivíduos mal intencionados.

    O que eu posso fazer para ajudá-la é dizer que ele foi desenvolvido em cima dos conceitos do ITIL v.3, que está todo orientado para serviços, lá está descrito tudo que é necessário para se ter um catálogo de serviços eficiente, o que eu fiz foi só aglutinar essas informações em um aplicativo, para que as pessoas que o manipulam possam cadastrá-las, consultá-las e modificá-las mesmo sem qualquer treinamento em ITIL. O mais importante para manter a integridade do catálogo é que os serviços obedeçam procedimentos para serem criados, modificados ou retirados, e esses procedimentos ficam mais fáceis quando associados a um software, pois garante-se que sempre sejam seguidos.

    Espero tê-la ajudado.

    Atenciosamente,
    Krika

    ResponderExcluir
  21. Olá Krika, tentei acessar o modelo de catálogo de serviços para download e não consegui encontrá-lo em seu skydrive, poderia me enviar instruções? Obrigado.

    Leonardo.

    leonardoramiroamorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Leonardo, por uso mal intencionado desta planilha, ela não está mais disponível para download.

    ResponderExcluir
  23. Olá Krika!

    Muito bom conhecer seu site, ele reúne muita informação interessante, meus parabéns.

    O único problema foi o catálogo de serviços não estar mais disponível pra download. O que houve de tão sério?

    Rafael Honorato
    rafael_honorato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, Rafael!

    A planilha foi retirada por uso mal intencionado.

    Atualmente, estou trabalhando em um projeto mais ousado, automatizar um processo completo de gerenciamento de serviços, onde o catálogo é só uma parte dele.

    Esse é mais um dos motivos, porque não tenho postado mais informações.

    Krika.

    ResponderExcluir
  25. Krika,

    Que pena que o catálogo foi removido, infelizmente por uso mal intencionado. Estava interessado em utilizar o modelo para estudar sobre como desenvolver um catálogo que pudesse atender as demandas aqui da Instituição. Seu site é muito bom espero que continue sempre colocando bons materiais.

    ResponderExcluir
  26. ola Krika,
    Gostaria de conhecer seu catalogo vc pode mandar para meu email, pois o link ao lado nao permite mais. Meu email é jackson@cinbesa.com.br
    Obrigado
    jackson

    ResponderExcluir
  27. Desculpe-me Jackson, mas não envio o catálogo de serviços a ninguém. Os motivos foram descritos nos comentários.

    ResponderExcluir
  28. Oi !
    Já vi q vc não está mandando mais o catálogo de serviços p/ ninguem, mais teria como vc mandar só um print-screen ou qualquer outra coisa só p/ abrir a mente de como deve ser um catálogo de serviços, é q tenho q entregar um trab. na faculdade e tava querendo um rumo.
    Obrigado!
    octavioamg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Krika, vc não disponibilizaria um modelo deste seu catálogo?

    Flavio
    fsantos@abbc.org.br

    ResponderExcluir
  30. Krika,
    Sou mais um que gostou do seu modelo!!!
    Como faço pra testar o mesmo?

    betoroche@gmail.com

    at.

    Roberto Roche

    ResponderExcluir
  31. Ola Krika... muito bom o blog, paranbéns. Uma dúvida, onde está o quadro para o download!?!?!?!? rs.

    ResponderExcluir
  32. Thiago, o catálogo de serviços não está mais disponível para downloads.

    ResponderExcluir
  33. Krika,
    Estou com o memso problema que voce teve ao criar a o catalogo de serviço... voce poderia me mandar o modelo, por favor?

    Obrigada!
    nataliaharsanyi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá Krika meu nome é Tiago Wiser, gostaria que você me madasse o link para eu baixar o Catálogo, estou precisando demais.
    Censegue me ajudar,pode passar seu contato ?
    Bj

    Meu contato: tiagowiser@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. O catálogo de serviços não está mais disponível para downloads e você pode entrar em contato comigo no litem "Entre em contato".

    ResponderExcluir
  36. Ola, gostaria de conversar sobre o catalogo de serviços, voce comercializa a versão ou o produto completo que vc disse que iria trabalhar ?
    meu email é fernando.toigo@sicoob.com.br

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde,

    Poderia disponibilizar para mim também??

    Meu e-mail é ricardojulianobravo@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  38. Maravilha de Blog...Parabéns !!!
    Por gentileza envia pra mim tb.: sid.web@uol.com.br
    Grato

    ResponderExcluir
  39. Olá, tenho uma empresa de TI e queria usar esse programa para gerenciar a mesma... por favor me enviei para esse email: lucaszszs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Krika, você pode me enviar o catalogo? Será de grande valia...pati_may@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  41. Olá,
    vc poderia me enviar o catálogo. Seria muito útil para o trabalho que estou desenvolvendo.

    pereira878@gmail.com

    Abs.

    ResponderExcluir
  42. Olá
    Gostaria de receber a planilha criada por ti.
    marcio.martins@msn.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião!